Postagens

Mostrando postagens de maio, 2020

PECADOS

Imagem
Na última ceia Nosso Senhor refere-se ao Espírito Santo como aquele que manterá viva no coração dos Apóstolos a recordação de Suas Palavras, será Ele o outro Paráclito, será o Espírito da Verdade... E, de fato, o Espírito Santo é tudo isso e muito mais. Mas, ao dar o Espírito Santo com seu hálito divino na manhã da Páscoa, Nosso Senhor define, de certo modo, a ação fundamental do Divino Espírito Santo: o perdão dos pecados. Ele dá o Espírito Santo para que possam os Apóstolos, malgrado suas próprias debilidades, serem capazes de perdoar os pecados. Ao anunciar o perdão dos pecados do paralítico, Nosso Senhor arranca dos fariseus uma verdade fundamental: "Ninguém pode perdoar os pecados, a não ser Deus". Jesus não torna os Apóstolos deuses, continuarão homens nos quais o Espírito Divino terá muito que trabalhar. Mas, pelo mesmo Espírito que os santificará, dá-lhes o poder divino de perdoar os pecados. O Espirito Santo une o "eu" de cada Apóstolo ao "Eu"

TU

Imagem
S. Pedro e S. João diante do paralítico No Santo Evangelho de hoje, S. Pedro dirige a Nosso Senhor uma pergunta sobre S. João. Mas, Nosso Senhor, responde-lhe com um "Que te importa?", ou seja, os desígnios de Nosso Senhor sobre S. João eram um segredo entre os dois, que naquela circunstância não diziam respeito a Pedro. Pedro deveria ocupar-se com os desígnios que o Senhor acabara de manifestar sobre ele: "Tu, segue-me!". Nem sempre nossa preocupação com os outros é por verdadeira caridade, mas também pode ser motivada por três razões negativas: a curiosidade, a inveja e a justificativa para não nos ocuparmos conosco mesmos. A curiosidade, querer saber a vida do outro, é algo tão arraigado em nós que é mais fácil direcionar para o bem do que extirpar completamente. O desejo de conhecer detalhes e segredos da vida alheia já rendeu muitas riquezas para revistas e programas de TV. Sendo apenas um saber por saber, um saciar as curiosidades, nada mais. Diante d

VELHO

Imagem
A belíssima cena que o Evangelho de hoje descreve traz esse paralelo que Nosso Senhor faz entre o Pedro jovem e o Pedro velho. Pedro jovem é o auto-suficiente, que faz o que quer, como quer e onde quer. É o "super" Pedro, criado e acreditado apenas por ele mesmo. É ainda o Pedro da espada solta e da orelha decepada. Pedro jovem é o Pedro que se põe como centro de sua própria vida. Conhecemos bem as façanhas desse Pedro e o seu inevitável fracasso. Mas o Senhor alude a um Pedro velho, por que não dizer um Pedro maduro? O que é a maturidade na vida espiritual? É deixar-se conduzir. E deixar-se conduzir também para onde... não se quer ir. A maturidade de Pedro estará em meter a espada na bainha e não fugir da cruz. Pedro, tanto jovem como velho, não quererá a cruz. Mas velho, compreenderá que é na cruz que segue a Cristo, por isso, ainda que não a queira, deixa-se conduzir até ela. Pedro velho, maduro, é alguém que descobriu que por seus passos próprios não chegará a l

QUERO

Imagem
O uso demasiado de uma palavra acaba por esvaziá-la. Quando olhamos o vocabulário de Nosso Senhor, não é muito comum que Ele manifeste um desejo direto ao Pai dizendo: "Quero!" Nem sobre sua própria vida Jesus usa esse Verbo com Deus Pai, mas simplesmente diz: "Se for possível...". Mas hoje ouvimos um "quero" de Jesus. E qual é o "quero" de Jesus? Que estejamos com Ele. Tendo vivido há uma semana a festa da Ascensão, mais uma vez compreendemos que Nosso Senhor sobe aos céus não para afastar-Se de nossa pobreza, mas para engrandecer a nossa humanidade junto a Deus. E nós, em certo sentido, já subimos com Ele, pois levou-nos em seu Coração. "Quero que estejam comigo aqueles que me deste!" Mas, ao mesmo tempo, esse desejo que Jesus apresenta ao Pai, nos convida a permanecermos n'Ele. O que significa permanecer em Jesus?  Em que consiste cumprir esse seu desejo, um de seus últimos desejos? Primeiro termos vida de oração. Saber

MUNDO

Imagem
Uma poeta contempla de uma escarpada montanha um festival de luzes e cores que parece brotar da terra. Ora num tom mais rosado, ora mais azulado, e assim revezando-se. E diz que aquela visão é um espetáculo da mais fina beleza, prelúdio da visão beatífica, pintado à mão pelo Criador. Chega um cientista e diz: "São gases". Assim, queridos amigos, a mesma coisa pode significar distintamente, dependendo da abordagem daquele que trata do assunto. A expressão "mundo" na Sagrada Bíblia nem sempre significa a mesma coisa. Pode significar a obra de Deus, na qual Ele se alegrou por ver "que tudo era bom", como também, no caso do Evangelho de S. João, aquele conjunto de forças bem unidas e sincronizadas que buscam afastar-nos de Deus. O mundo, no Evangelho de S. João, vêm a ser o oposto, o inimigo dos discípulos de Nosso Senhor. Mas ao mesmo tempo é um sinal de quanto somos discípulos de Jesus. Se o mundo O rejeitou, a sua rejeição a nós, significa que

PIPPO

Imagem
Estamos nos preparando para a Solenidade de Pentecostes e a Providência nos fez celebrar hoje a memória de S. Filipe Neri. Esse Santo que viveu os primeiros anos de sua vida buscando a solidão e a penitência, pedia ao Espírito Santo que colocasse amor em seu coração. E Deus ouviu a oração. Certa vez, em sua oração, S. Filipe sentiu que seu Deus infundia verdadeiro amor em seu coração, ao ponto de que o órgão físico começou a crescer ao ponto de romper algumas costelas. Literalmente seu coração era tão grande e forte, que quem sentava próximo ao Santo num banco sentia o banco trepidar com as batidas de seu coração. Por essa razão, depois de sacerdote, nem sempre o Santo conseguia fechar até o pescoço a sua batina... S. Filipe foi contemporâneo do Capuchinho S. Felix de Cantalice, conhecido como Frei Deogratias. Dizem que os encontros dos dois pelas ruas de Roma era algo... singular: "Ó Padre Felix, eu deseja que tenhas uma morte horrenda sendo esquartejado pelos pagãos!",

TRIBULAÇÕES

Imagem
No Santo Evangelho, os Apóstolos dizem ao Senhor compreender agora a missão do Senhor e as suas palavras. Mas, Nosso Senhor conhecendo-os bem, conhecendo-os como só Ele podia conhecer, fala-lhes do que aconteceria no futuro mais imediato: "vos dispersareis, cada um para seu lado!".  Não deixa de chamar a atenção que anunciando a iminente fuga dos Apóstolos e que o abandonariam por completo, o Senhor acrescente que dizia tudo isso para que os discípulos "tivessem a paz nele". Em certo sentido, Nosso Senhor diz aos Apóstolos: "Vocês crêem em sua grandeza, em sua força, em sua santidade. Eu também creio, mas conheço-os. E sei que nem sempre vencereis. A começar por essa noite. E, quando não vencerem, eu não me decepcionarei. Não me decepcionarei porque não espero que sejam o que não são. Não me decepcionarei, para que vocês voltem a mim, para que eu vos cure e assim tenham a paz." Caros amigos, quando pensamos em tribulações pensamos nos sofrimento

OVERDOSE

Imagem
Monjas carmelitas lavando roupa. A segunda é a Doutora da Igreja, Santa Teresinha. Geralmente ela ficava bem chateada nessas horas porque uma irmã desengonçada sempre acabava jogando água em seu rosto.  Chama-se de overdose ou "superdose"  quando se dá a um organismo mais do que ele possa suportar de determinada substância. Na minha experiência na direção espiritual, percebo que algo semelhante ocorre em algumas almas. Certo teólogo teria afirmado que o cristão do século XXI ou seria ou místico, ou não seria nada. Mesmo desconhecendo essas palavras, muitos católicos buscam um caminho autenticamente místico, em alguns casos já percorrido por outros, mas o fazem sem preparo, e, por isso, caem nessa "overdose espiritual". Consideremos que todos somos chamados à santidade, é uma promessa de nosso batismo e a mística é o coroamento da santidade. Mas tal como não se pode pôr os telhados sem as colunas de sustentação, não se pode ter uma autêntica mística precedid

AUXÍLIO

Imagem
Olá! Quanto tempo... Você já precisou de ajuda? Claro, todos nós estamos precisando, ou já precisamos, ou vamos precisar. Mas, quando você precisou de ajuda, você estava como? Geralmente não precisamos de ajuda nos bons momentos.  Precisamos de ajuda quando estamos em dificuldades. E todos nós passamos por dificuldades. Dificuldades pessoais, familiares... e também a Igreja passa por dificuldades. Uma delas foi a Batalha de Lepanto, quando uma frota católica bem menor foi defender a Europa do avanço do Islã que tinha muito mais recursos bélicos e soldados. O Papa S. Pio V, ordenou que toda a cristandade rezasse o terço e invocasse Nossa Senhora como Auxílio dos Cristãos. E ordenou aos soldados o jejum e os sacramentos, para o quê em cada navio estava um sacerdote. E a frota católica venceu. Era o dia 07 de outubro de 1571, que passou a ser o dia de Nossa Senhora do Rosário. Auxílio dos Cristãos. Se Nossa Senhora é o nosso Auxílio, é porque nem sempre as coisas são

OBEDIÊNCIA

Imagem
                                                                                                               S. Rita regando um galho seco por obediência Todos os santos viveram a obediência. Mas de todos eles, Santa Rita se mostra como admirável modelo. Desejava desde cedo ser religiosa, mas por obediência à sua família casou-se. Obedeceu, porque ainda que ser religiosa fosse uma coisa ótima, casar-se também é um caminho de amor a Deus e ao próximo. E como o foi para ela! Um marido violento e vingativo foi transformado pela santidade, oração e exemplo de sua esposa. Mas os seus inimigos continuaram violentos e, o mataram. Os filhos prometem vingança. E a nossa Santa compreende o real valor das coisas: nada - nem a morte - é pior que o pecado. Obedecendo a Deus que ordena não matar, pediu ao Senhor que não permitisse que seus filhos cometessem tão terrível pecado, ainda que para isso Ele os levasse logo para o céu. Que mãe! Que mulher! Considera melhor a eternid

ANJOS

Imagem
Geralmente eu gosto dos anjos. Acho-os muito prestativos e simpáticos. Os meus, pessoalmente, são fantásticos. Mas devo confessar que dentro da corte angélica, há dois anjos dos quais eu não nutro tanta simpatia... e são esses que aparecem na liturgia de hoje, Solenidade da Ascensão do Senhor. "Homens da Galiléia..." Eu sei que Ele voltará. Mas dá para os senhores me deixarem olhar só mais um pouquinho? Eu sei que, de certo modo, Ele foi e ficou ao mesmo tempo. E que matarei minhas saudades d'Ele na Eucaristia, nos demais Sacramentos, nos pobres... Mas deixem-me dar só mais uma olhadinha para aquele rosto tão amável, para que aqueles olhos que ninguém conseguirá reproduzir o modo de olhar, para aquelas feridas que foram a minha cura... "Ei! Homens da Galiléia...!" Arre! Ô Seus Anjos, só mais um poquinho! Ih, lá vem aquela nuvem... Foi. Foi-se o Nosso Senhor. Mas depois de tanto olhar, fiquei com o pescoço meio dolorido, abaixei-me um pouco e abrindo

IHS

Imagem
S. Bernardino de Sena, por El Greco. No chão três mitras, para representar as três vezes que recusou o Episcopado. O que quer dizer IHS ( i, hagá, ésse)? Alguns dizem que quer dizer: Iesus, Hostia Sancta , ou seja: Jesus, Hóstia Santa. Outros afirmam que é Iesus Hominum Salvator , ou seja Jesus é o Salvador dos Homens. Ainda que possamos entender assim sem estarmos "errados", é importante considerar o que realmente significa esse símbolo tão caro a S. Bernardino de Sena, que praticamente lhe dedicou a sua vida. IHS não é i, hagá, ésse, mas iota, éta, sigma , três letras gregas, as três primeiras do nome  Ἰ ησοῦς, Iesoús, Jesus. O iota equivale ao I, o que parece um hagá, na verdade é um éta maiúsculo, e o ésse é um sigma. Essas três primeiras letras simbolizam o nome de Jesus.  A devoção ao nome de Jesus é utilíssima às nossas almas. Recorda-nos o nome santíssimo de nosso Salvador, nome ao qual todo joelho se dobra, único nome que nos salva. S. Bernardino de

CULTO

Imagem
No Santo Evangelho de hoje, Nosso Senhor, como um Pai amoroso, prepara os seus para as perseguições vindouras. Prepara-os de dois modos: avisando que elas virão, e prometendo para eles a força do Espírito Santo. Todavia, ao falar da perseguição que os seus discípulos sofreriam, Nosso Senhor diz uma frase enigmática: "aqueles que vos matarem julgarão prestar um culto a Deus". Ou seja, a perseguição não viria apenas através daqueles que odeiam a Deus, mas também de quem O julga amar. Nem sempre os inimigos dos Santos foram pessoas de fora da Igreja, alguns viveram razoavelmente em paz com os de fora, mas encontraram uma perseguição feroz dentro da Igreja. A isso Santa Teresa chamava com o nome de "contradição dos bons". Muitas vezes as autoridades eclesiásticas entraram em conflitos direto com os santos, que na imensa maioria das vezes saíram esmagados desse conflito. Padres, Bispos, Cardeais e mesmo Papas foram causa de sofrimento para muitos santos que hoje est

RAZÃO

Imagem
S. Tomás de Aquino Na Epístola da Missa de hoje, o Apóstolo S. Pedro nos exorta a estarmos prontos para dar as razões da nossa esperança. O que isso significa? As verdades da fé, não são verdades naturais; muito embora se possa até chegar ao conhecimento de Deus apenas pelo uso da razão, mas de forma imperfeita. Mas dizer que não naturais, não significa dizer que sejam contra a nossa natureza e que o ato de crer seja uma imposição violenta de uma Igreja "opressora" que deseja dominar o mundo com doutrinas e morais duvidosas. Não. Tudo o que cremos se insere numa ordem absolutamente lógica e perfeita, onde antes de uma premissa, vêm outra que a prepara e outra que é sua conseqüência. E o que sabemos, sabemos por revelação de Deus mesmo à sua Igreja que guarda e protege esse depósito da fé que conduz os fiéis ao longo dos séculos. Assim cremos que existe um Deus, o que exclui a existência de outros uma vez que não dá para termos dois absolutos... cremos que esse Deu

CÉU

Imagem
A morte do justo A morte do ímpio E ainda achamos estranho que se fale em morte. Diariamente ouvimos falar de milhares de mortes, mas preferimos fazer de conta que não é com a gente. As milhares de morte noticiadas todos os dias na TV nos trazem um breve lamento, um pouco de medo, talvez, mas logo em seguida buscamos desconversar com alguma série, filme, jogo, uma nova receita de brigadeiro ou qualquer outra coisa que possamos inventar para tirar essa ideia de nossa mente. Não seria saudável que iniciássemos agora uma contagem regressiva como se fôssemos foguetes a serem lançados. Mas também não faz bem viver como se jamais fôssemos morrer. Os materialistas evitam pensar na morte e a temem por ser, em seu entendimento, a sua total destruição. E os cristãos, muitas vezes evitam pensar na morte, porque ela reclama de nós uma mudança de vida que nós até desejamos, mas não exatamente nesse minuto. Só que tem ficado difícil para nós evitar esse assunto, porque a sentimos ro

AMOR

Imagem
A repetição é a mãe dos estudantes. Esse ditado antigo também se aplica à nossa vida para com Deus. Se o estudante repetindo várias vezes as mesmas frases, fórmulas e leis acaba-as por aprender; também nós ouvindo repetidas vezes as palavras de Nosso Senhor, podemos, como diz o Salmo, acostumar nosso coração a obedecer a Deus. E o seu mandamento é o amor. O ouvimos ontem e de novo hoje. Mas o amor que Ele nos ordena não é aquele amor de novela, mas um amor capaz de dar e dar-se. Um amor que gera em nós um ímpeto irresistível de imolar em nós mesmos qualquer coisa que possa de longe desagradar quem amamos. De dar tudo o que o nosso amado deseja. Isso é o amor que Nosso Senhor nos ordena ter para com o próximo e sobretudo para com Ele. Um amor no qual, ao considerarmos os nossos irmãos, lhe desejamos bens maiores do que as ideias geralmente limitadas que têm. Amamos tanto, que às vezes parecemos não amar. Um amor exigente e firme, como amor de mãe. As crianças às vezes dizem:

MATIAS

Imagem
Celebrando hoje a Festa de S. Matias, penso ser impossível não reparar o modo simples como aparece na Sagrada Escritura. Na escolha da substituição de Judas, seu nome aparece sem nada mais ao lado do nome de "José, chamado Barsabás, conhecido como o justo e Matias." Ponto final. Mas se lhe faltam predicados, não lhe falta escolha. O Senhor o escolhe. Os Apóstolos não se sentem ainda seguros de fazer essa escolha, e pedem ao Senhor, para que mostre quem escolheu ao lançarem a sorte sobre ambos. Talvez os Apóstolos, conhecendo suas próprias fraquezas, se sentissem mais inclinados para aquele que era chamado de "filho da exultação" e "justo". Talvez a adição desse homem pudesse "melhorar" o colégio apostólico... Mas quem escolhe é o Senhor. E mantém o seu costume de escolher o que é menos, para que o mundo reconheça que a obra é d'Ele e não dos instrumentos, muitas vezes ineptos. Queridos amigos, S. Josemaría costumava comparar-se a um p

FÁTIMA

Imagem
Hoje direi pouco. Trarei apenas algumas palavras referentes às aparições da Virgem Maria em Fátima:  Palavras da Virgem Maria :  Primeira aparição a 13 de maio:  " Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de suplica pela conversão dos pecadores?" " Ides, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto”. " Rezem o Terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra". Segunda aparição a 13 de junho: Diante do pedido de Lúcia para que levasse logo os três para o céu:   " “Sim, à Jacinta e ao Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-se de ti para Me fazer conhecer e  amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. A quem a abraçar, prometo a salvação; e serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por Mim a adornar o seu t

GRAVADOR

Imagem
"Não temos como saber exatamente o que Jesus falou, porque na época d'Ele não havia gravador..." A frase acima foi dita por um sacerdote de grande posição na Igreja, prefiro não comentar exatamente de quem se trata, até porque diz a Imitação de Cristo: "não queira saber quem disse, mas o que foi dito".  Bem, vamos lá. Toda mentira "eficaz" se baseia numa verdade. Ou seja, uma mentira sem alguma verdade gera a cômico, o engraçado. E realmente há uma verdade na frase acima: no tempo de Jesus não tinha gravador. E é a única verdade. Mas o Evangelho não se propõe a trazer datilografadas as palavras de Nosso Senhor, mas de pôr por escrito o que o Espírito Santo inspirasse aos Santos Evangelistas. É o que Jesus diz no Evangelho de hoje: será o Espírito Santo a recordar as Palavras de Jesus, e o recorda de um modo particular a cada Evangelista, de acordo com a sua capacidade, sem que com isso houvesse contradições reais. Esse pensamento surge p