QUERO

O uso demasiado de uma palavra acaba por esvaziá-la.
Quando olhamos o vocabulário de Nosso Senhor, não é muito comum que Ele manifeste um desejo direto ao Pai dizendo: "Quero!" Nem sobre sua própria vida Jesus usa esse Verbo com Deus Pai, mas simplesmente diz: "Se for possível...". Mas hoje ouvimos um "quero" de Jesus.
E qual é o "quero" de Jesus? Que estejamos com Ele.
Tendo vivido há uma semana a festa da Ascensão, mais uma vez compreendemos que Nosso Senhor sobe aos céus não para afastar-Se de nossa pobreza, mas para engrandecer a nossa humanidade junto a Deus. E nós, em certo sentido, já subimos com Ele, pois levou-nos em seu Coração.
"Quero que estejam comigo aqueles que me deste!"
Mas, ao mesmo tempo, esse desejo que Jesus apresenta ao Pai, nos convida a permanecermos n'Ele.
O que significa permanecer em Jesus?  Em que consiste cumprir esse seu desejo, um de seus últimos desejos?
Primeiro termos vida de oração. Saber que necessitamos ter um tempo com o Senhor na oração. Tempo que é fruto de uma disciplina interior e exterior. Geralmente a abundância de tempo é mais danosa que a falta dele. Quando temos muitas coisas a fazer, geralmente ponderamos logo o tempo em que estaremos com o Senhor. Quando temos poucas coisas, acabamos por ir deixando para depois, só mais um pouquinho, daqui há pouco, logo mais... e amanhecemos o dia seguinte com a Bíblia de um lado e o terço do outro...
Sem oração não estamos com Jesus. Sem oração, como recordava S. Afonso, não se é salvo.
Em segundo lugar, com a força recebida do Alto na oração, a luta contra o pecado mortal, contra os pecados veniais, e também contra as imperfeições que nos afastam de Deus.
O pecado mortal nos torna inimigos de Deus. O venial enfraquece a nossa amizade com Ele. As imperfeições abrem as portas para um e outro.
Com a força recebida na oração e na luta contra o pecado o terceiro modo de nossa união com Jesus é a nossa união com o próximo. Com o próximo, mais próximo.
Nesses tempos de isolamento, estamos convivendo bem juntos, mas talvez não tão próximos.
Que aqueles que convivem conosco possam encontrar em nós aquela mesma caridade que inflama o Divino Coração que será o centro de nossos olhares especialmente no próximo mês.

Comentários