ISOLAMENTO

Estamos todos vivendo esse tempo de isolamento em nossas casas, e nos é necessário reaprender tanto...
A vida da imensa maioria de pessoas se desenvolve numa rotina frenética, o isolamento só retirou o frenético, mas muitas vezes vivemos um tédio maior não por não ter o que fazer, mas por não saber o que fazer. Quase não nos encontrávamos, nosso tempo um com outro era muito pouco, e talvez hoje a cara do outro já esteja nos cansando...
Como alguém que habitualmente vive em isolamento, gostaria de partilhar algumas práticas que podem nos ajudar a viver mais santamente esse tempo:
1. Tenha um horário. Não se trata de acordar às 6h, tomar café às 6:17, limpar a cozinha às 6:32... Mas de ter uma sequencia de ações de modo que você esteja sempre ocupado. Mesmo que a sua ocupação naquela hora seja... descansar.
2. Nesse horário, inclua um tempo de oração. Sozinho.
3. Tenha momentos sozinhos, se você ficar o tempo inteiro olhando para a cara de todo mundo, vai enxergar com a lupa do cansaço os defeitos alheios.
4. Quais as linhas de relação familiar existem na sua casa? Marido-mulher, pais-filhos, netos-avós etc. Favoreça momentos específicos em que essas relações transpareçam mais: momentos de brincadeira entre pais e filhos; momentos de histórias com os avós; momentos de carinho entre esposos... Não existe um pai excelente que seja um marido desleixado... Uma esposa carinhosa e uma mãe irresponsável...
5. Tenha um momento de oração com todos, além daqueles antes das refeições. Talvez o terço, mas observando a capacidade de cada um, por exemplo, se o vovô dormir, não acorde. As crianças menores podem, de repente, desenhar Papai e Mamãe do Céu, enquanto os maiores rezam com os pais etc.
6. Limite o tempo de TV e meios de comunicação em geral, pode pensar também em que um membro da família escolha um programa bom para todos assistirem de vez em quando e revezando. Evite canais que ficam o tempo inteiro com o mesmo assunto, mesmo que religiosos.
7. Façam atividades, especialmente separando os sexos: meninos vão dar banho no cachorro e meninas arrumar o armário da cozinha, por exemplo.
8.  Os adultos leiam histórias dos Santos. E contem na linguagem apropriada para as crianças.
9. Talvez você descubra que seu filho não tem limites, então... apresente-os: regras são legais.
10. Se você tem que trabalhar (home-office) em casa, não dedique tempo demais a isso, vão te cobrar, vão... muitas vezes a cobrança do seu chefe é só mal-humor destilado, calma! Mas haja de acordo com a sua consciência. Lembre que as coisas importantes precisam esperar, as muito importantes precisam muito esperar e as urgentes não podem esperar. Os da sua casa estão no terceiro grupo.
Enfim, você, com quem me correspondo frequentemente, sabe que não me esqueço um só momento de você, qualquer coisa, entre em contato comigo.
Também estou em isolamento...
E fique em paz.

Comentários

Postar um comentário