OBEDIÊNCIA

                                                 
                                                             S. Rita regando um galho seco por obediência
Todos os santos viveram a obediência.
Mas de todos eles, Santa Rita se mostra como admirável modelo.
Desejava desde cedo ser religiosa, mas por obediência à sua família casou-se. Obedeceu, porque ainda que ser religiosa fosse uma coisa ótima, casar-se também é um caminho de amor a Deus e ao próximo. E como o foi para ela!
Um marido violento e vingativo foi transformado pela santidade, oração e exemplo de sua esposa. Mas os seus inimigos continuaram violentos e, o mataram.
Os filhos prometem vingança. E a nossa Santa compreende o real valor das coisas: nada - nem a morte - é pior que o pecado. Obedecendo a Deus que ordena não matar, pediu ao Senhor que não permitisse que seus filhos cometessem tão terrível pecado, ainda que para isso Ele os levasse logo para o céu.
Que mãe! Que mulher!
Considera melhor a eternidade com os filhos no Paraíso do que a brevidade dessa vida em pecado e a eternidade no inferno!
Com a morte do marido e filhos julga poder seguir o antigo chamado e pede para ser aceita no convento. Não a aceitam. E ela obedece. Mas Deus não está sujeito à obediência. E milagrosamente, com todas as portas fechadas, introduz a sua bem-amada no tão almejado convento. As demais religiosas não consideraram expulsar aquela que fora introduzida por Deus mesmo.
No convento passa por provações de todo o tipo, humilhações, ordens que beiravam o absurdo, mas obedece e cala e ora.
O galho seco que Santa Rita regou...

Um dia, orando diante de uma imagem do crucificado, um espinho se desprende da imagem e fere a fronte da nossa santa. Essa ferida provocava um odor fétido que fazia com que fosse ainda mais humilhada e mesmo evitada pelas demais religiosas. 
Após sua morte, porém, um perfume de rosas passou a exalar de seu corpo que Deus conversou sem corromper já há mais de meio milênio!

Recordando a estigmatização, a arca que conserva seu corpo traz a inscrição: "Pusestes uma coroa sobre sua cabeça". Quando olhamos a sua imagem, vemos geralmente num feixe três coroas que simbolizam a sua vida como esposa, mãe e consagrada. 
Peçamos a intercessão de S. Rita para as nossas necessidades, especialmente aquelas mais impossíveis, para que como ela aprendamos a ter no Senhor a nossa paz.



Comentários