MUNDO


Uma poeta contempla de uma escarpada montanha um festival de luzes e cores que parece brotar da terra. Ora num tom mais rosado, ora mais azulado, e assim revezando-se. E diz que aquela visão é um espetáculo da mais fina beleza, prelúdio da visão beatífica, pintado à mão pelo Criador.
Chega um cientista e diz: "São gases".
Assim, queridos amigos, a mesma coisa pode significar distintamente, dependendo da abordagem daquele que trata do assunto.
A expressão "mundo" na Sagrada Bíblia nem sempre significa a mesma coisa. Pode significar a obra de Deus, na qual Ele se alegrou por ver "que tudo era bom", como também, no caso do Evangelho de S. João, aquele conjunto de forças bem unidas e sincronizadas que buscam afastar-nos de Deus.
O mundo, no Evangelho de S. João, vêm a ser o oposto, o inimigo dos discípulos de Nosso Senhor. Mas ao mesmo tempo é um sinal de quanto somos discípulos de Jesus. Se o mundo O rejeitou, a sua rejeição a nós, significa que estamos no caminho certo.
O mundo sempre será a grande tentação da Igreja.
Porque cabe a Igreja trazer o mundo para Deus. Renová-lo, recriá-lo em sua santidade e justiça originais. Para Igreja, restabelecer a beleza do mundo não é adotar alguns acres da floresta amazônica, mas retirar dele esse principado estabelecido por satanás. É uma luta espiritual. Como espiritual é a essência da atuação da Igreja. E cada cristão vive essa luta no "seu" mundo.
Quem reina no "mundo" da nossa casa?
Deus?
Mas se assistimos programas que trazem imoralidades disfarçadas de piadas, se alimentamos raivas, se não se vive santamente o matrimônio, se não se dá absoluta prioridade à formação religiosa dos filhos... nossa casa é Reino de Deus ou principado de satanás?
Ora, meus amigos, não lhes faço com gosto essa pergunta, mas é necessário despertarmos.
Não podemos querer o Reinado de Deus e manter portas escancaradas para o pecado.
É claro que somos pecadores. E lutaremos contra o pecado a vida inteira. Mas há modos de "oficializarmos" certos pecados em nossa vida, é isso que fazemos. Certos pecados são tão presentes em nossa vida que acabam por se tornarem como que "de estimação". Porque o próprio mundo nos faz pensar do seu modo e acabamos por não querer ver mais a vileza de tal crime contra a Lei de Deus.
Por isso, queridíssimos filhos, a necessidade da conversão de nossa mentalidade.
São Pedro nos ensina que o batismo não é banho corporal, mas o pedido a Deus de uma consciência pura. Peçamos hoje essa consciência, para que estando no mundo, não sejamos dele. Para que destruamos esse principado usurpador e devolvamos o mundo àqu'Ele a Quem pertence por direito.

Comentários