PIPPO

Estamos nos preparando para a Solenidade de Pentecostes e a Providência nos fez celebrar hoje a memória de S. Filipe Neri. Esse Santo que viveu os primeiros anos de sua vida buscando a solidão e a penitência, pedia ao Espírito Santo que colocasse amor em seu coração. E Deus ouviu a oração.
Certa vez, em sua oração, S. Filipe sentiu que seu Deus infundia verdadeiro amor em seu coração, ao ponto de que o órgão físico começou a crescer ao ponto de romper algumas costelas. Literalmente seu coração era tão grande e forte, que quem sentava próximo ao Santo num banco sentia o banco trepidar com as batidas de seu coração. Por essa razão, depois de sacerdote, nem sempre o Santo conseguia fechar até o pescoço a sua batina...
S. Filipe foi contemporâneo do Capuchinho S. Felix de Cantalice, conhecido como Frei Deogratias. Dizem que os encontros dos dois pelas ruas de Roma era algo... singular: "Ó Padre Felix, eu deseja que tenhas uma morte horrenda sendo esquartejado pelos pagãos!", dizia S. Felix. "Ó Frei Felix que o Senhor lhe concedas todos os sofrimentos para que sua alma seja purificada!" Dizia S. Filipe...
Como são diferentes de nossos valores os valores dos Santos...
Mas havia algo que incomodava muito S. Filipe, a sua fama de santidade. Por ter uma vida penitente, sumamente pura, dedicada aos mais pobres e ainda por fazer alguns milagres, como, por exemplo, ressurreição de mortos, o povo começou a considerá-lo Santo.
O que o deixava muito preocupado, porque sabia que era um pecador e tinha medo que pudesse ser causa de escândalo para alguém. Com seu humor costumava dizer que entre ser considerado santo e ser considerado louco, preferia o segundo, porque era menos "comprometedor..."
Mas não adiantava.
Um dia, começou a andar pelas ruas como se estivesse bêbado. E as pessoas quando o viram assim diziam: "Vejam, o Santo está bêbado"!...
S. Filipe em sua infância era chamado de Pippo Buono, ou seja o Bom Filipinho, por ser sempre amável e santamente divertido.
Para ele não era difícil ser engraçado e estar unido a Deus, porque tinham em si a alegria que é fruto do Espírito Santo.
Queridos amigos, nesses dias que nos preparam para o Pentecostes, muito unidos à Nossa Mãezinha Celeste, façamos coro com S. Filipe e peçamos como diz o antigo hino: Infunde amorem cordibus: Põe amor em nossos corações!
Quando o Papa desejou fazer de S. Filipe cardeal e ofereceu-lhe o "galero vermelho" S. Filipe o tomou nas mãos e jogou-o ao ar dizendo: "Eu prefiro o Paraíso!", aprendamos a fugir das honras, para seguir o Senhor nos caminhos da humildade.
S. Filipe deixou isso tão marcado em seus filhos espirituais que um deles só foi Cardeal porque o Papa disse que se ele não aceitasse seria... excomungado...
Humildade, alegria e amor.
Que S. Filipe nos ajude a vivermos essas virtudes que tão bem fazem ao nosso próximo e tanto agradam a Deus.

Comentários

Postar um comentário