IHS

S. Bernardino de Sena, por El Greco. No chão três mitras, para representar as três vezes que recusou o Episcopado.
O que quer dizer IHS ( i, hagá, ésse)?
Alguns dizem que quer dizer: Iesus, Hostia Sancta, ou seja: Jesus, Hóstia Santa. Outros afirmam que é Iesus Hominum Salvator, ou seja Jesus é o Salvador dos Homens.
Ainda que possamos entender assim sem estarmos "errados", é importante considerar o que realmente significa esse símbolo tão caro a S. Bernardino de Sena, que praticamente lhe dedicou a sua vida.
IHS não é i, hagá, ésse, mas iota, éta, sigma, três letras gregas, as três primeiras do nome ησοῦς, Iesoús,
Jesus. O iota equivale ao I, o que parece um hagá, na verdade é um éta maiúsculo, e o ésse é um sigma.
Essas três primeiras letras simbolizam o nome de Jesus. 
A devoção ao nome de Jesus é utilíssima às nossas almas. Recorda-nos o nome santíssimo de nosso Salvador, nome ao qual todo joelho se dobra, único nome que nos salva.
S. Bernardino de Sena era um grande pregador e insistia com o povo para que crescesse nessa devoção, e como um sinal prático, ele mesmo fazia tábuas, ou pedia para que se esculpisse em mármore a inscrição IHS, e no final das pregações dava ao povo para beijar, aconselhava pendurar na parede das casas, trazer junto de si etc.
Ainda existem em Siena e outras cidades por onde o Santo passou algumas inscrições do Santíssimo Nome de Jesus feitas por ele mesmo.
Ele considerava essa devoção tão útil que por três vezes rejeitou o episcopado para continuar um simples pregador do santíssimo nome.
Com sua vida penitente e austera foi também um dos reformadores da Ordem Franciscana, começando por si, o que deveria ser mudado nos outros.
Queridos amigos, o nome de Jesus é fonte de paz interior e de união com Deus. A oração dos primeiros monges era apenas pensar ao inspirar: "Jesus, Filho de Deus" e ao expirar: "piedade de mim, pecador". Essa frase, esse nome, santificou multidões de homens e mulheres que se lançaram no deserto para combater contra o demônio e as tentações da vida.
Faça isso agora. Se possível, procure um cantinho calmo de sua casa (se não existir, faz aí mesmo), ao puxar o ar, pense: Jesus, Filho de Deus.
Ao soltar o ar: Piedade de mim, pecador.
E outra.
E outra.
Mais uma.
Outra.
Está se sentindo estranho? 
Tudo bem. É o que costumamos chamar de paz.

Comentários