Postagens

Mostrando postagens de abril, 2020

CRISE

Imagem
Uma crise profunda na Igreja. Tudo parece ser questionável, o Papado, a Eucaristia, Maria Santíssima... A heresia espalhando-se com o apoio dos líderes mundiais, financiando tudo o que pudesse ser contra a Igreja. Uma liturgia mal celebrada, padres muito preocupados com criar fama, bispos completamente afastados do povo, o povo praticamente entregue a si mesmo. E isso há 500 anos atrás. Parece muitas vezes o retrato de hoje. Bento XVI, comentando a passagem da tempestade acalmada, recorda que os ventos contrários, enquanto a Igreja estiver nesse mundo, jamais passarão. S. Pio X dizia que a Igreja de Cristo é Una, Santa, Católica, Apostólica e Perseguida... Dificilmente, beirando o quase nunca, a Igreja sempre precisou estar em combate, estar firme, contra os inimigos externos e principalmente os internos. E qual é a única resposta acertada da Igreja às crises: os Santos. Os Santos são a resposta que Deus envia e a Igreja dá aqueles que tentam destruí-la. E através do

CATARINA

Imagem
Como vocês chamariam uma mulher que desse ao Papa o título de Doce Cristo na Terra, e que fosse capaz de beijar o chão por onde passasse o Papa? E como vocês chamariam uma mulher que se opõe frontalmente ao Papa, dizendo-lhe que agisse como homem e não como um maricas? Bem, o nome mais adequado para essa mulher é Catarina de Sena. Para compreender bem a teologia dessa mulher é necessário ter em conta duas realidades que às vezes se confundem: a instituição e a pessoa.  É mais ou menos como a voz e a Palavra, no caso de João Batista e Nosso Senhor. Nosso Senhor é a Palavra eterna, João era a voz que anunciava essa Palavra. Se, por acaso, João dissesse a Herodes: "Olha, pode ficar com Herodíades, desde que você seja fiel a ela, não importa que seja mulher de teu irmão..." João deixaria de ser imediatamente a voz de Deus para se tornar um grunhido do diabo. Ou seja, João é profeta, mas ele não é a profecia. Se dissesse uma palavra falsa, não deixaria de ser profet

ESCRAVO

Imagem
Imagem de S. Luís na Basílica de S. Pedro. Um detalhe muito significativo é que o demônio, vencido por S. Luís, têm nas garras o Tratado da verdadeira Devoção que tentara manter escondido por mais de um século. Estamos no séc. XVIII, mas bem antes da Revolução Francesa, um clima religioso, mas nem sempre reto domina a França. O que ameaçava a retidão dessa religiosidade eram certas heresias como o jansenismo que criava para com Deus um sentimento mais de pânico do que amor. Havia, num contexto geral, uma devoção à Virgem Maria, mas, na maior parte das vezes, como obra de piedade muito particular de algumas almas. Um sacerdote peregrino, trazendo seu cajado, volta ao seu antigo seminário de S. Sulpício, onde tivera a alegria de ser bibliotecário, o que lhe favoreceu o acesso à muitas obras, especialmente referentes à Maria Santíssima. O reitor atual fora seu colega, cansado, o nosso peregrino pede abrigo. Num primeiro momento lhe é concedido, mas depois, por ordens superiores, o

MONT SERRAT

Imagem
Hoje e dia de Nossa Senhora de Mont Serrat! Esta imagem que uma tradicao afirma ter sido S. Pedro mesmo a levar para a Espanha e que durante seculos ficou escondida nas montanhas que parecem realmente uma serra, serrote... O seu hino diz que os anjos serraram as montanhas para fazer um Palácio para a Mãe de Deus. Peçamos a Virgem Morena de Mont Serrat que serre do nosso coração tudo o que não agrada seu Filho, que nos dê a paz e a perseverança até o fim. O Evangelho dessa festa nos recorda Maria Santissima que vai às montanhas servir a S. Isabel, que dessa montanha Ela com seu Divino Filho nos abençoe livrando-nos de todos os males, especialmente o pecado. Escute agora El Virolai, o hino de Nossa Senhora do Mont Serrat. E facil na internet achar a tradução. Encantam-me as primeiras palavras nas quais a Virgem é chamada de Rosa de abril...

ESSENCIAL

Imagem
Nesse III Domingo da Páscoa, as Santas Leituras que ouvimos fazem para nós um arco onde nas extremidades estão exatamente o primeiro e o último dia do tempo pascal, só que de forma inversa: na primeira leitura ouvimos o sermão de Pedro no dia Pentecostes e no Evangelho fomos conduzidos à tarde do dia mesmo da Páscoa e o Senhor que se faz peregrino com os discípulos de Emaús aproveitando a ocasião da tristeza e confusão desses discípulos para lhes fazer o coração arder à medida em que também lhes dirige um sermão, explicando as Escrituras. Em ambos os casos, há uma centralidade do sermão: Cristo devia morrer, e uma vez morto, ressuscitar, o que poderíamos dizer de forma mais resumida: Cristo morto e ressuscitado. Esse é o núcleo essencial da nossa fé, a base onde está ancorada a nossa esperançam e o motor de toda a nossa caridade. Essa verdade essencial do ser cristão traz por conseqüência todas as outras, e sem ela nenhuma faz sentido. Nós, como o Cristo no caminho de Emaús, c

FILHO

Imagem
Na epístola da Missa de hoje S. Pedro termina sua carta trazendo as saudações daqueles que estavam com ele em "Babilônia", dentre os quais, Marcos, ao qual ele acrescenta o seguinte aposto: "meu filho". Já falamos em outra ocasião sobre como Marcos é, em certo sentido, filho da misericórdia de Pedro. Babilônia é Roma. Faltará ainda algum tempo para que Roma deixe de ser "Babilônia" para ser a Sé de Pedro, a Roma Eterna, Mãe de todas as Igrejas. Mas nela já se encontra o Príncipe dos Apóstolos que se transferira de Antioquia para a Capital do Mundo, para cumprir aquela ordem que S. Marcos gravou na conclusão de seu Evangelho: "Ide pelo mundo". Pedro compreendia que "se todos os caminhos davam a Roma", semear o Evangelho em Roma poderia levar a Palavra de Deus mais eficazmente. E assim se fez. E como companheiro de labor, tinha S. Marcos, seu secretário que anotava a pregação do Primeiro Papa para que o seu testemunho de convivên

FIEL

Imagem
Poucas vezes um nome correspondeu tão bem à uma pessoa. Batizado com o nome de Marcos, sempre buscou viver virtuosamente. Fez seus estudos com grande proveito nas melhores escolas de seu tempo e lugar. Tornou-se então advogado, dedicando-se especialmente a ajudar os pobres que não tinham a quem recorrer. Aos 35 anos  ingressa na Ordem dos Capuchinhos, ordenado sacerdote dedica-se especialmente às missões entre os protestantes. A heresia protestante assolava os países, reinos e famílias se dividiam. Frei Fidélis então é enviado à Suíça onde o protestantismo fazia grande estragos às almas. Pregava não apenas sobre a verdade da fé católica, mas exortava também os próprios católicos a viverem de acordo com a fé e a moral da Santa Igreja, reprimindo os vícios e exaltando as virtudes. Por um dom sobrenatural soube que sua morte estava próxima, e assinava suas cartas com as palavras: "Frei Fidélis, que em breve será pasto para os vermes." Em 24 de abril de 1622, contava com ap

JEITINHO

Imagem
É inegável o fascínio que S. Jorge exerce sobre o povo. Não só os católicos, mas também os anglicanos, os ortodoxos, dentre outras religiões a ele recorrem como glorioso patrono e protetor em todas as necessidades. Talvez parte desse fascínio se deva a sua própria representação iconográfica, o cavaleiro invencível, o belíssimo ginete, o dragão derrotado... cada elemento já proporciona que a imagem de S. Jorge seja uma obra de arte. Mas, penso que exatamente a vitória que a imagem representa faz aumentar a confiança do povo. Muitos santos são representados em seu martírio na perspectiva humana onde sobressalta o sofrimento, mas S. Jorge simbolicamente mostra esse martírio do ponto de vista de Deus, ou seja, a vitória. Mas o que sabemos realmente sobre S. Jorge. A palavra lenda, vem do latim, legenda , ou seja "aquilo que se deve ler", portanto quando nos referimos às "lendas" de S. Jorge, não se está absolutamente apresentando-o como um personagem "legendár

ANSELMO

Imagem
Olhemos para o Sol. Nela não há luz? Ele não ilumina? Sem dúvida! Mas conseguimos realmente contemplar o sol? Não. Mas não porque lhe falte luz, ao contrário, sua luz é tão forte que não o conseguimos fitar. Desse modo Santo Anselmo entendia Deus e os demais mistérios da nossa fé: não lhes falta luz, é o nosso conhecimento limitado que não os consegue contemplar plenamente. Esse monge, padre e Arcebispo consagrou sua vida à levar a Igreja à contemplação das sublimidades de Deus Nosso Senhor, especialmente aquelas operadas no mistério da encarnação do Verbo e da Imaculada Conceição de Maria. Em relação à Imaculada Conceição, Santo Anselmo ensinava: "Deus pode, quis e fez algo totalmente novo!" Queridos amigos, quando passamos por momentos difíceis não enxergamos a Deus, não o sentimos, não porque Ele Se tenha afastado de nós, ao contrário, sua presença é tão forte, tão verdadeira, tão iluminadora que não percebemos por causa da nossa debilidade. Peçamos a intercess

CRIANÇAS

Imagem
Como uma mãe que ama todos os seus filhos, mas sabe que os mais novos necessitam de mais cuidados, assim a Igreja age para com os seus filhos recém-nascidos na Noite Santa de Páscoa. Esses filhos, são gerados especialmente através da doutrina e dos mandamentos durante o tempo da Quaresma, e são alimentados pela Liturgia após o Batismo. Antes do Batismo, eram convidados a retirar-se antes da Liturgia Eucarística, agora não só permanecem, mais ainda: a Liturgia se ocupa preferencialmente deles em suas orações e nos trechos bíblicos a serem lidos. Mas, os filhos mais velhos não são esquecidos, e a maior graça que essa Mãe concede-lhes é recordar-lhes a altíssima dignidade da vocação batismal, que neles já se concretizou há mais tempo. Na leitura de hoje, em seu diálogo com Nicodemos, Nosso Senhor fala daquele novo nascimento. Nessa expressão somos chamados a compreender que o Batismo não traz tanto uma realidade conciliadora, mas renovadora. Embora, externamente, tudo continue

MISERICÓRDIA

Imagem
" O inæstimábilis diléctio caritátis: ut servum redímeres, Fílium tradidísti!" "Ó inestimável amor de caridade para salvares o servo, entregastes o Filho!" Queridos amigos, há uma semana celebrávamos a Vigília Pascal na Noite Santa. Tal celebração é tão rica que necessitaríamos de um razoável tempo para conseguirmos compreender toda a sua riqueza e, hoje, de modo especial, quis trazer para os senhores essa frase do Precônio Pascal. Apenas essa frase. Creio que nela se compendia o que significa a misericórdia de Deus. A misericórdia de Deus consiste especialmente nesse fato, nós que somos servos infiéis fomos salvos por Deus que por nós entregou à morte seu próprio Filho. Não podemos compreender a Divina Misericórdia apenas no que diz respeito ao perdão de nossos pecados atuais, mas ao incomensurável ato de amor já praticado por Deus em nosso favor entregando-nos seu Filho. Se esquecemos desse fato já consumado, a misericórdia de Deus pode

JERUSALÉM

Imagem
Os discípulos de Emaús percebem diante do Pão que o Senhor lhes repartiu que deviam voltar a Jerusalém. A longa estrada ficou pequena diante da força da Palavra proclamada e do Pão repartido e a escuridão da noite vai-se embora diante da luz que ardia no coração dos discípulos. Eles voltam a Jerusalém, porque Jerusalém é a imagem da Igreja. Em Jerusalém o Senhor aparece e "abre a inteligência" dos discípulos, que preferiam pensar em fantasmas do que no Senhor Ressuscitado. E o Senhor os envia em missão a partir de Jerusalém. Jerusalém nunca pode ser um ponto final, ao contrário, ela é um ponto inicial da missão apostólica. É na Igreja que o Senhor abre a nossa inteligência. Aqui não é tanto a Paróquia tal e o padre fulano, mas a Igreja Católica, com seus Sacramentos e sua Doutrina que são, por sua própria natureza, imutáveis. Uma vez conhecendo a Cristo, por sua Igreja, esse conhecimento nos leva à missão. Ao anúncio de Cristo morto e ressuscitado. A missão não é ape

NOME

Imagem
Maria! Esse vocativo do Senhor no Evangelho de hoje parece ser o clímax, o ponto mais alto, e ao mesmo tempo o mais terno. Como terá dito o Senhor esse nome: Maria. Maria.... Mariiiia! Maria!?. Maaariiiaaa? Esse é um segredo guardado entre aqueles dois corações, mas certamente a entonação foi  suficiente para que ela parasse com as lágrimas e enche-se de alegria, para que saísse da sepultura e entrasse na ressurreição, para que parasse de ver um jardineiro e reconhecesse o Criador. Maria! Vocavi te nomine tuo! Eu te chamei pelo teu nome! Diz o Senhor a cada um de nós através do profeta Isaías. Geralmente ouvimos os padres falarem do amor de Deus, mas creio que vez por outra seria bom ouvir um pai ou uma mãe falarem, eles próprios do amor que tem pelos seus filhos. Mas estou falando de qualquer pai ou qualquer mãe... Não, senhor! Estou falando daqueles casais cristãos que foram cristãos em todas as circunstâncias de sua vida matrimonial e, justamente por isso, criaram famílias

CONVERSÃO

Imagem
O interior do Santo Sepulcro com a Pedra onde puseram o Senhor: Vazio!!!! Conheci um padre, também professor, português. Sua área era a Sagrada Escritura, por isso morou um tempo em Jerusalém. Ele me contou que certa vez conversando com uma colega que fazia um curso aprimorado de hebraico bíblico soube que era judia. E tentou fazer apostolado com ela, falando-lhe de Jesus, ela conhecia um pouco da história, e ouvia com prazer os ensinamentos de Jesus, mas quando o padre falou da Ressurreição, ela disse: "Ah! Que nada! Os discípulos foram à noite e roubaram o corpo! É curioso que assim termine hoje o Evangelho de Mateus: "E assim o boato espalhou-se até o dia de hoje". Queridos amigos, se a Ressurreição do Senhor é a nossa maior alegria, e alegria se torna maior, quanto mais é partilhada, precisamos perguntar: O quanto temos partilhado essa alegria? E especialmente com aqueles que não entendem, não conhecem ou não aceitam essa verdade primordial da nossa fé.

AS PESSOAS DA SEMANA SANTA VIII

Imagem
DOMINGO: CRISTO “Cristo nos dias de sua vida mortal dirigiu preces com forte e lágrimas aquele que o podia salvar da morte e foi atendido...” Lemos esse texto na Carta aos Hebreus e se o considerarmos literalmente parece que não corresponde à realidade. Esse texto nos transporta para o Getsmani, ali vemos o Cristo prostrado por terra, com lágrimas e suores de sangue pedindo ao Pai que o cálice pudesse ir adiante sem que ele o bebesse. Onde estaria esse atendimento? Onde o Pai ouviu essa oração? Pouco antes de ressuscitar Lázaro, Nosso Senhor se dirige ao Pai dizendo: “Eu sei que sempre me ouves...” Sempre. Sempre não é quase sempre. Nem tampouco a imensa maioria das vezes. Sempre é sempre. Então seria a oração de Cristo no Horto a exceção? Uma vez que não foi salvo da morte... essa súplica o Pai não ouviu... Voltemos atrás. Qual foi a oração de Jesus no Horto? Ela não se resumiu ao pedido sobre o cálice, mas a que se cumprisse a vontade do Pai. Mas a vonta

AS PESSOAS DA SEMANA SANTA VII

Imagem
SÁBADO: MARIA “Ave, Maris Stella!” Ave, Estrela do Mar! Assim se expressou um Santo Bispo do século VI ao saudar a Virgem Maria num hino que compusera. Estrela do Mar. S. Bernardo dirá que esse seria o significado do próprio nome “Maria”, e que por isso todos os fiéis “se quiserem alcançar o porto” devem deixar-se guiar por Ela. Essa invocação foi muito cara aos navegantes e o é ainda hoje, bem como aos pescadores e a todos aqueles que provam em sua própria carne as incertezas do mar, ora calmo, ora revolto, ora sereno, ora tempestuoso, ora de visão claríssima, ora obnubilado... Mas, caros amigos, na verdade a vida é um mar. Imprevisível, surpreendente e até mesmo... temível. E somente uma criatura foi capaz de ser como uma estrela que elevada acima do mar, não   só se mantém estável, como é capaz de iluminar e conduzir os que se achegassem a Ela. E o nome da Virgem era Maria. Afogam-se mais pessoas no mar da vida do que nos sete mares deste nosso mundo. Af

AS PESSOAS DA SEMANA SANTA VI

Imagem
SEXTA-FEIRA SANTA: PILATOS “Não encontro crime algum nesse homem”. Quantas vezes Pilatos repete essa frase? Pilatos poderia ter muitas dúvidas e ser mais supersticioso do que religioso, mas tinha uma certeza, o Profeta da Galiléia que tinha diante de si era inocente. Galiléia... Sabe quando você está esperando para saber se foi aprovado ou não? E descobre que sim. Deve ter sido mais ou menos essa sensação de 40 toneladas tiradas de suas costas que Pilatos sentiu quando os judeus disseram: “Desde a Galiléia, onde começou...” Nessa palavra, agora quase mágica, Pilatos encontra o que mais desejava: a fuga. “Esse homem é galileu?” E os judeus perceberam que falaram demais. “Levai-O a Herodes!” A essa altura a única coisa que Pilatos queria era ter um modo de não ser ele a condenar Jesus, o que lhe daria alguma tranquilidade na consciência e um pouco de paz em casa, uma vez que sua própria mulher implorara pela vida daquele Jesus, chamado o Cristo. Pilatos já