SIRI

 

Meus caros amigos,

Não sei se hoje ainda é assim, mas há alguns anos era muito comum que as pessoas tivessem certas manias supersticiosas, sem com isso se julgarem de outra religião. Mas superstição é superstição, é pecado, sempre foi.

Mas o que gostaria de tratar aqui com vocês é de uma superstição específica, baseada na crendice de que o que você fala "atrai", de modo que as pessoas procuravam alterar algumas palavras, mesmo que no contexto não significassem nada de mal, com medo de "atrair" um dos sentidos daquela paralavra.

Por exemplo, existe uma constelação chamada de câncer (honestamente não consigo enxergar bem os desenhos das estrelas que a a maioria das pessoas diz ver claramente), e, creio que por isso, falam do signo de câncer.

Outro dia, porém, ouvi uma pessoa falar do "signo de siri". Honestamente na hora achei que era uma piada, mas como ela insistiu duas ou três vezes no "signo de siri", imaginei que o que ela queria era evitar a palavra câncer.

Meus amigos, como católicos, não cremos que as palavras tenham o poder de atrair o que elas podem significar, mas não desconhecemos que, Nosso Senhor disse que a boca fala do que está cheio o coração. De modo que o que eu falo não é atraído por mim, mas já está em mim, sendo apenas "posto para fora" pela boca.

Por isso, S. Paulo dizia que determinadas coisas, especialmente em relação à santa pureza, sequer deviam ser nomeadas pelos fiéis. Isso por uma dupla razão, primeiro para que o que temos de mal dentro de nós possa ser "sufocado" uma vez que não manifestamos nem por palavras, segundo para não transmitir aos outros a maldade que pode estar naquela situação presente apenas em nós.

Não é que creiamos no "poder das palavras", mas sabemos que a palavra transitória pode apegar-se à mente nossa e dos outros como um piolho, e daí para uma infestação pouco falta.

Nesse mês de setembro que hoje inicia, celebraremos a Festa do Santíssimo Nome de Maria, como seria contraditório - para dizer o mínimo - que a mesma boca que pronuncia o nome da Santíssima Virgem Imaculada, também dissesse, mesmo que de vez em quando, as sujeiras que nunca tiveram lugar n'Ela.

Peçamos a Ela a graça de que em nossos lábios só haja espaço para palavras que louvem a Deus e edifiquem os irmãos.

Comentários