ROSA

 

Meus caros amigos,

Celebramos hoje a Festa de S. Rosa de Lima. 

Essa mulher de encantadora beleza externa e infinitamente mais interna, chamava-se na verdade Isabel, sendo apelidada de "Rosa" desde criança, justamente por sua beleza.

A Igreja celebra-a com particular alegria por ser das primeiras santas do Novo Mundo, sendo um sinal de que o sacrifício de tantos missionários trouxe o único resultado que se esperava, os habitantes do Novo Mundo encontrando após a morte sua morada eterna no Paraíso.

Embora a vejamos vestida de religiosa, Santa Rosa na verdade não entrou num convento, mas viveu uma vida de profunda devoção, nos passos de S. Domingos, tal como S. Catarina de Sena. Vivendo de forma recolhida, rompendo com o mundo e seus chamados, conservando a virgindade e sendo generosa na prática das penitências, esse jovem mulher alcançou os píncaros da santidade.

Meus caros amigos, quando lemos o Santo Evangelho, vemos que é muito mais comum Nosso Senhor chamar as pessoas para serví-Lo de mais perto do que dizer para que se mantenham em seus lugares. Manter-se no mundo é um grande risco, e, se assim é necessário, os que vivem no mundo devem tomar muitíssimas precauções para não virem a se perder.

Assim, viveu S. Rosa. Assim devemos viver nós.

Comentários