NOSSA SENHORA DAS NEVES

 


Meus caros amigos,

Celebramos nesse dia 05 de agosto a Festa da Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Esta Basílica, a primeira do Ocidente dedicada à Santíssima Virgem, tem sua origem no milagre de que em pleno verão romano – sempre muito quente – um monte, o Esquilino, aparecesse coberto de neve, daí que a festa de hoje também se celebre com o nome de Nossa Senhora das Neves; porque foi a neve o sinal com o qual a Santíssima Virgem assinalou o local em que queria a nova igreja.

Somos filhos da Igreja Romana, não apenas como sinônimo de Igreja Católica, mas somos filhos diretos da daquela Igreja em particular, em certo modo, daquela diocese de Roma. Por isso, muitas festas que são celebradas no mundo inteiro tiveram seu começo em celebrações particulares de Roma: a festa de S. Miguel por exemplo no dia 29 de setembro é originalmente a festa da Dedicação de uma Igreja existente na Via Salária.

Roma, caput mundi; Roma, a capital do mundo, não é uma expressão ultrapassada do tempo dos Césares, mas foi imortalizada desde que a Santa Igreja Católica através do Príncipe dos Apóstolos encontrou nela a sua sede apostólica.

O que hoje celebramos se reveste de um duplo aspecto: a Dedicação da Igreja Romana dedicada à Santíssima Virgem, mas também a própria Virgem Mãe de Deus, Ela mesmo, Sacrário da Santíssima Trindade, Templo de Deus.

Alegramo-nos pela casa de Deus edificada pelas mãos dos homens, e alegramo-nos ainda mais, porque aquela casa honra a Santa Mãe de Deus, Casa edificada pelas mãos de Deus, tal como diz o Espírito Santo: “A Sabedoria edificou a sua casa”.

Comentários