SÃO VICENTE DE PAULO


 Meus caros amigos,

Celebramos hoje a festa de S. Vicente de Paulo, por quem tenho particular devoção, e que é um dos santos em quem o zelo por todas as ações da Santa Igreja ardeu num grau máximo, tornando-o um exemplo para os fiéis nas mais diversas circunstâncias.

Quando se pensa em S. Vicente, naturalmente vem à nossa memória o seu cuidado pelos pobres, reconhecido até pelos governantes que o nomearam "ministro da caridade". Mas, sem negar que essa seja uma das grandes marcas vicentinas, não se poderia esquecer o seu ardor missionário, o seu zelo pelo Culto Divino, a sua preocupação com a formação dos padres e tudo o mais que coube no coração desse homem a quem S. Francisco de Sales considerou o maior Santo de seu tempo.

Sempre pobre e endividado, passava pelas suas mãos mais dinheiro do que nas do próprio Rei da França. O qual era remitido em primeiríssimo lugar em benefício dos pobres, para os asilos, as "sopas", os abrigos, o auxílio dos recém-nascidos rejeitados e postos nas ruas para morrer de frio e tantas outras realidades que também circundam a nossa vida atual.

Mas, não podemos pensar que a "genialidade" de S. Vicente fosse a compreensão da necessidade de organização de todas as coisas.

Para os pobres, a fundação de associações de caridade que os ajudarão de acordo com o que os pobres precisam, para as missões com os camponeses e mesmo para o estrangeiro, a formação de missionários, para a santidade da liturgia e vida piedosa do clero, a organização de palestras e seminários.

S. Vicente compreende que não basta uma boa vontade, uma mais ou menos boa disposição, nem tampouco uma "caridadezinha" ou "estudozinho" de vez em quando.

E tudo isso, inflamando-se na caridade de Cristo que, como diz o Apóstolo: nos pressiona, nos constrange.

Falamos de um Santo que foi padre, escravo, capelão das galés, conselheiro e confessor de reis e rainhas, pai dos pobres, guia do clero, inspiração para o povo cristão.

Seu grande amor à Santíssima Virgem foi correspondido por ela ao entregar a Medalha Milagrosa à sua família religiosa.

Peçamos o auxílio de S. Vicente para que mais do que boas ideias, tenhamos eficazes ações para a glória de Deus e salvação das almas.

Comentários