SANTO INÁCIO

 Meus queridos amigos,

Quando a Igreja padecia o sofrimento da divisão causada por Lutero e seus seguidores, Deus fez resplandecer grandes almas que destinaram suas vidas à causa do Cristo e de sua Igreja. Falamos de um tempo em que no mundo viviam pessoas como Teresa de Jesus, João da Cruz, Pedro de Alcântara, Felipe Neri, Francisco de Borja, Félix de Cantalice, Bernardino de Siena e tantos outros, dentre eles, Inácio de Loyola.

Inácio, cujo nome significa nascido do fogo, teve uma brilhante carreira militar, o que não lhe poupou ser ferido em batalha. É nesse período de convalescença que decide trocar de exército, e, depondo sua espada aos pés da Virgem do Monserrate torna-se comandante de um exército de Deus: a Companhia de Jesus.

Mandando seus soldados pelo mundo visa conquistar almas para Deus.

A imagem dos primeiros jesuítas é muito deturpada nos livros de história secular. Aparecem como desbravadores de riquezas naturais, cooperadores da escravidão e da destruição das culturas dos povos americanos.

Não se fala de um Pedro Claver, que se fez escravo dos escravos. Não se fala dos dicionário das línguas indígenas feitos pelos jesuítas, nem das peças de teatro, poesias e canções que escreveram sempre com o intuito de conquistar almas para Deus.

Não se fala dos que foram mortos por protestantes piratas no meio do oceano, nem dos que foram mortos pelos índios ou, ainda mais heroicamente, com os índios.

Imaginemos uma propaganda missionária do século XVI:

Olá, prezado homem.

Temos uma proposta irresistível para você:

Que tal ser jesuíta?

O senhor será provavelmente mandado para a América, são alguns meses num navio onde se não for morto por piratas, nem por alguma doença, talvez chegue ao destino.

Lá o senhor deverá evangelizar os índios. Alguns já terão ouvido falar dos missionários e lhe chamarão de vovó, porque sabem que você não aceitará deitar-se com as mulheres deles, um costume de boas vindas deles.

Mesmo que eles não lhe devorem, eles acharão que o senhor é um mensageiro de maus espíritos, porque o senhor pregará contra o que eles acreditam ser deuses.

O senhor terá que ter muita paciência e viver numa cabana no meio de uma floresta, com animais peçonhentos e outros ainda piores.

Convém lembrar que muitas vezes os seus compatriotas europeus se portam pior que os índios.

Seja bem-vindo à Companhia de Jesus.🤗

Ora meus amigos, não há como explicar a adesão de milhares de homens a um ideal assim se não for a imersão em Deus daquele que está à frente desses homens, e esse homem era Inácio.

Não me estenderei falando de sua vida. Quanto aos Exercícios Espirituais, o que poderia eu dizer de uma obra que se atribui diretamente a um ditado do Espírito Santo? Aplico aqui o princípio que o próprio Nosso Senhor deu: pelos frutos os conhecereis

Comentários