PESSOA RELIGIOSA

 "Se alguém se considera uma pessoa religiosa e..." Caros amigos, com essas palavras da Epistola de hoje, o Espírito Santo através de Santiago quer nos mostrar a simplicidade da religião que agrada verdadeiramente a Deus: "Se alguém se considera uma pessoa religiosa e não freia a própria língua... Sua religião é vã."

A verdadeira religiosidade, caros amigos, consiste na adoração a Deus e calar, muitas vezes, é uma adoração eloquente a Deus.

Podemos pensar que a Epistola de Santiago (detestada por Lutero), é um ensinamento constante de como a fé que julgamos ter se manifesta nas obras que devemos evitar ou que devemos fazer.

É importante descer do Empíreo e recordar que estamos nesse mundo no qual pouco adianta a muita ciência, e até mesmo a muita oração se estas não são acompanhadas pelo testemunho de uma vida virtuosa.

Se pararmos para pensar, somos santos em nossa cabeça e pecadores no coração.

Sabemos, mas não vivemos.

É preciso que mente e coração estejam no mesmo compasso.

Nesse mês de Maria, devemos pedir a intercessão "Daqu'Ela que acreditou" e permitiu que Deus moldasse a sua vida de acordo com a fé. A fé em Maria - e assim deve ser conosco - não pode ser um apêndice da vida, mas o núcleo da vida.

Rezamos hoje especialmente pelas nossas mamães, pelas que estão aqui e pelas que já passaram desse mundo. Que sobre todas elas desça copiosa a misericórdia do Senhor.

Sugiro, em especial, uma oração pelas mães dos padres. Sim, os padres tem mães! Não existe uma árvore chamada padreira, nem tampouco caíram do céu. São mães que por vezes precisam sorver daquele cálice que Deus destina aos seus Sacerdotes. Rezemos para que Deus lhes dê forças para permanecerem de pé junto à cruz.

Comentários