PERDER PARA GANHAR

 Meus prezados amigos,

Ninguém têm tudo. Aqueles que colocam suas esperanças nas coisas desse mundo sabem muito bem fazer suas escolhas para obterem o bem que desejam.

Dou um exemplo bem simples: quem deseja ganhar na loteria sabe que antes de ganhar deve apostar, e que quanto mais apostar, ou seja, que quanto mais bilhetes comprar, mais chance tem de ganhar. De tal modo que, gastar 5 ou 10 reais num bilhete não lhe causa sofrimento algum, diante da possibilidade de ganhar alguns milhões.

É exatamente aqui que se encontra o escândalo cristão: não queremos perder para ganhar.

Queres o Paraíso? Cristo? A bem-aventurança?

Sim! Respondemos.

E o que estás disposto a perder?

E se nos oferecem uma lista do que poderíamos perder em troca do Céu, encontraremos logo uma justificativa para não perder...

Saúde? Precisamos dela para cuidar dos outros.

Honra? É bom conservá-la para os relacionamentos humanos.

Bens materiais? Até que pessoalmente eu me considero desapegado, mas quero deixar algo para meus filhos.

Prazeres? Mas já tenho uma vida tão abnegada, por que não posso manter apenas alguns?

E tudo aquilo que Deus amorosamente nos sugeriu perder para ganhar o Bem Supremo que é Ele mesmo, e nós não quisemos perder; o mundo arrancará de nós na hora de nossa morte e perderemos por isso a vida e a Vida.

Ah, meus irmãos!

A Vida vale a vida!

Quem dera corrêssemos para a perda como os mundanos correm para os prêmios!

O administrado infiel soube perder para ganhar, e nós? 

O que temos em nossa cabeça para nunca aceitarmos perder? Imaturidade? Soberba? 

Ou simplesmente não cremos no valor do que - de Quem - receberemos em troca?

Comentários