OS PIOS DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

 Quem, quando criança, nunca ouviu de sua mãe: "Nem mais um piu!". Pois bem com a Mãe do Céu é diferente e hoje ela nos convida, em sua festa de Auxílio dos cristãos, a falar três Pios.

O primeiro Pio é o dominicano S. Pio V que em 1571 para pedir a intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora na batalha de Lepanto (que tinha por objetivo frear as invasões muçulmanas na Europa) ordenou que todos os católicos (inclusive os que estavam nos navios de combate) rezassem o Rosário e invocassem a Santíssima Virgem com o título de Auxílio dos cristãos.

Ele também cuidou que em cada navio houvesse pelo menos um padre para confessar os soldados que deveriam combater em estado de graça e após assistir a Missa.

O resultado foi que a batalha de Lepanto se tornou até hoje o maior combate marítimo da história e embora os cristãos estivessem em grande desvantagem numérica, com o auxílio da graça venceram. 

O Papa estava em Roma, era o mesmo dia 24 de maio de 1571, de repente por revelação sobrenatural viu a vitória da Santa Liga e mandou que tocassem os sinos e rezasse o Te Deum.

Somente semanas depois é que chegaram os primeiros emissários com a notícia, mas um emissário celeste já os havia precedido.

Miguel de Cervantes, o autor de Dom Quixote foi um dos combatentes de Lepanto.

O segundo Pio, é Pio VII. Napoleão roubara os Estados Pontifícios, e Pio VII o excomungou. O Papa foi aprisionado e levado para a França. Por onde passava os fiéis choravam e se ajoelhavam para ver a carroça que transportava cativo o Vigário de Cristo. Por cinco anos o Papa esteve preso.

Até que fez a promessa de coroar solenemente uma imagem da Virgem, caso fosse libertado.

Em 24 de maio de 1814, o Papa voltava solenemente a Roma. Cumpriu sua promessa e instituiu a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora.

O terceiro Pio... Fará aniversário amanhã. Nasceu com o nome de Francisco, mas o mundo o conhece como Padre Pio de Pietrelcina.

Dele podemos ouvir um conselho especial para o dia de hoje: Amai a Nossa Senhora e fazei com que seja amada.

Comentários