GRATIDÃO

 Meus prezados amigos,

Nesse XIII Domingo após o Pentecostes a Santa Liturgia nos traz a cena dos dez leprosos que, curados pelo Senhor no caminho, só um retorna para agradecer.

A lepra nos recorda a impureza, e a impureza de modo geral é como chamamos os pecados contra a castidade.

Os leprosos não podiam aproximar-se de ninguém para não contaminá-los com essa doença. Assim o homem impuro cria em torno de si um ambiente de podridão e muitas vezes contamina aqueles de quem se aproxima com palavras, propostas, imagens, piadas impuras.

Os dez leprosos do Evangelho nem de Cristo podiam se aproximar! Eles gritam à distância, mas o Senhor ouve.

O impuro está já nessa vida longe de Deus, mas se gritar humildemente o Senhor verá o desejo de mudar, de ser limpo, de livrar-se do chiqueiro em que se tornou a sua vida.

Os leprosos são curados no caminho. Nesta cena do Evangelho, percebemos muitas vezes a cura se dá ao longo de um processo, o Senhor poderia, como em outras vezes, simplesmente curá-los, mas o faz durante o caminho deles, para que nós saibamos que parados, ociosos, nada conseguiremos de bom. É no caminho, por que na vida espiritual não há metamorfose, há luta e muita luta.

A impureza não é o pior dos pecados, mas é o que mais aprisiona a alma e impede de caminhar.

Por fim, o leproso curado que volta para agradecer. Jesus não lhes determinou isso, os outros seguiram conforme Jesus mandou, mas o coração de Jesus se encanta com essa generosidade que fez o homem voltar e agradecer, e apresentar-se assim ao verdadeiro e eterno sacerdote.

Meus amigos, quando forem se divertir, muito cuidado com os espetáculos, a tv ou a internet. Lembrem-se que o que suja uma criança de oito anos, suja um velho de oitenta.

Os piores pensamentos que temos, de modo geral são fruto do que alimentamos nossa mente, particularmente nos momentos de diversão.

E busquemos sempre ser agradecidos, talvez ninguém tenha a vida ideal, mas todos temos uma vida real a qual devemos agradecer a Deus. Peçamos e peçamos muitas graças a Deus, não temamos pedir até coisas materiais, mas sempre com um coração agradecido, generosamente agradecido.

Bom domingo a todos.

Comentários