A FÉ

 Qual foi a primeira palavra que você disse?

Você sabe? Seus pais te contaram?

Eu sei.

Com certeza.

Você disse "por procuração", é verdade, mas foi você quem disse pela boca de outro: "A fé".

No dia do seu batismo, o padre chegou perto de você e perguntou: "O que pedes a Igreja de Deus?" E, através de seus padrinhos, você respondeu: "A fé!". 

O padre "não satisfeito" fez uma segunda pergunta: "E o que te dará a fé?" E você, já sabe como, respondeu: "A vida eterna".

Queridos amigos o que é a fé? A fé não é acreditar no que não se vê, é mais difícil que isso, a fé é reconhecer que há uma verdade muito maior do que os meus olhos podem ver, e os meus sentidos sentir.

Meus olhos vêem uma pessoa. Meus sentidos dizem, é um inimigo, é um estorvo, é um objeto para meu prazer, é um degrau no qual pisarei para subir na vida...

Mas a fé me diz, é meu irmão. Irmão de Sangue, comprado e resgatado pelo mesmo Sangue que me comprou e resgatou!

E tem mais.

A fé me obriga (é isso mesmo, obriga) a agir de acordo com a realidade que ela me mostrou.

Por isso aquele que vive de fé, possui a vida eterna. E não a possui depois que bate as botas. Possui hic et nunc, aqui e agora. O Paraíso só lhe vai acrescentar a plenitude de algo já começado e vivido aqui.

Consideremos a grande festa de hoje!

Não se trata de festejar a presença de Jesus, O Qual, como Deus, está em todo o lugar. Não é fechar os olhos e pensar com força que Jesus está aqui. 

É olhar para a Hóstia Consagrada e dizer: Meu Deus, sois vós!

Não é sentimento, nem regozijos umbilicais e crer que se estou diante do Santíssimo Sacramento estou verdadeiramente diante de Deus que, tendo aniquilado a essência do pão e do vinho, quis estar sob essas aparências, justamente para que todo encontro com ele fosse mediado pela fé.

Não é a nossa fé que torna Cristo presente, mas é a nossa fé que nós faz tratar as Sagradas Espécies como a Pessoa Divina de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Meus amigos... A fé...

Se olhamos para o pão e dizemos é o Verbo Encarnado, tudo é possível!

Olhar para as minhas dores e dizer são salvação, para a morte e dizer é vida, para o próximo filho e dizer é Providência!

A convivência com Jesus Sacramentado nas apoteóticas ou singelas procissões, nas solenes exposições ou na penumbra do sacrário serão sempre uma escola de fé, para viver o que fizemos acreditar.

Comentários