MEDITAÇÕES SOBRE A SEQUÊNCIA DE PENTECOSTES XXVIII

Caros amigos, 

Continuando nossa sequência e chegando em sua última estrofe, pedimos ao Espírito Santo três grandes graças. Graças que somente Ele, Espírito Consolador que habita em nossas almas, pode nos conceder. A primeira é: Da virtutis meritum, "dá o mérito da virtude".

Aqui compreendemos o quanto essas duas palavras se completam: virtude e mérito. Se uma ação é realmente virtuosa diante de Deus, diante daqu'Ele único que pode conhecer as intenções mais profundas do coração, ela adquire diante de Deus um mérito do qual gozaremos na eternidade.

A virtude liga a terra ao céu. É algo que se vive na terra para um dia se viver no Paraíso. Vive-se na terra com as limitações e dificuldades próprias dessa vida, e vive-se naturalmente no céu. 
Pedir ao Espírito Santo que nos conceda o mérito da virtude, significa pedir que compreendamos que estamos nessa vida para adquirir virtudes, para irmos além de nossos desejos desordenados e buscarmos o mérito que nos abre a porta dos céus.

Isso tornou-se visível naquele estilo de arquitetura forjado na alma católica: o gótico.

O gótico é marcado por sua constante indicação para o alto: pináculos, flechas, torres, janelas em ogiva, tudo dizendo ao homem: para o alto. 

A sociedade medieval forjou no homem o espírito das virtudes, de modo geral ligado à nobreza. O amar a virtude e e desprezar o vício era a prática comum. Não significa que todos na época fossem santos, extremamente virtuosos, não existisse pecado... Sabemos que não era assim, mas podemos certamente afirmar que o que se considera a "vida dissoluta" de um S. Francisco de Assis antes de sua conversão era incomparavelmente mais virtuosa do que a de um homem considerado virtuoso em nosso século.

Mas pedir o mérito da virtude, não é apenas pedir que se viva mais ou menos virtuosamente, mas de que vivamos de forma agradável a Deus. De sermos sinceros diante de Deus, de não assumirmos máscaras ou posturas externas que não refletem o interior.

Cristo em sua pregação constantemente alertou sobre a aparência da virtude que não somente se opõe à virtude, mas também afasta dela.

Peçamos hoje ao Santo Espírito que nos leve a viver com os olhos fixos no céu, vivendo na terra com esforço o que será premiado e vivido no céu.


Comentários