MEDITAÇÕES SOBRE A SEQUÊNCIA DE PENTECOSTES XV

 Meus caros amigos,

O Espírito Santo, Luz Beatíssima, enche o íntimo do coração "tuorum fidelium", "dos teus fiéis". Mas, quem são os fiéis do Espírito Santo? O que é ser Seu fiel?

A palavra fiel na Sagrada Escritura assume diferentes nuances, e todas elas juntas dão como que a legítima interpretação dessa palavra.

O fiel é, podemos assim considerar, aquele que vive da fé. É o que crê. E crê no que ouviu, como diz S. Paulo: " a fé vem pelo ouvir". A Igreja sempre considerou a plena acessibilidade da fé, a simplicidade do ato de crer nas verdades reveladas por Deus através da Igreja. Ou seja, o pleno assentimento ao que escutou da Igreja.

Nesse sentido, nada se opõe mais ao fiel do que o gnóstico. Do que aquele que precisa ser iniciado em determinadas coisas secretas e que em determinado momento é tomado como que por um força secreta que lhe abre os caminhos da mais elevada intelectualidade. 

Não. 

O fiel é aquele que tendo aderido, isto é, tendo considerado como verdadeiro por um ato da razão e da vontade o que lhe foi apresentado do "depósito da fé" caminhará passo a passo, protegido pelos limites da Tradição, nas verdades reveladas pelo Senhor através da Igreja.

Portanto o fiel é o que tem fé, e tem fé todos aqueles que receberam o Santo Batismo. Foram batizados na fé e no Batismo sua fé puramente humana tornou-se um dom divino uma virtude teologal.

Ao mesmo tempo, o fiel que é sinônimo de crente, é também aquele que permanece no amor. É o que vive a fidelidade, tal como num matrimônio. O Deus fiel, é o Deus que ama apesar de tudo, que não trai, que não volta atrás. Essa atitude de Deus para com o povo fiel que crê, precisa ser respondida por cada fiel com as mesmas disposições de fidelidade para sempre, de um matrimônio sem fim.

O povo que se torna infiel, não se torna assim porque deixou de crer, mas porque deixou de amar. Judas trai não por desconhecer o Senhor, mas por não amar o que conheceu do Senhor.

Fé e amor são o binômio que geram o que compreendemos como fidelidade. Somente com essas virtudes, somos fiéis do Espírito Santo.


,

Comentários