MEDITAÇÕES SOBRE A SEQUÊNCIA DE PENTECOSTES III

 Meus caros amigos, 

Recordando o verso anterior, a Igreja pede que o Espírito Santo envie dos céus, "lucis tuae radium": um raio da tua luz. 

O primeiro pedido da Santa Igreja é pela luz do Espírito Santo. Mas o que é essa luz?

Creio que primeiro devemos considerar que, ao contrário do que se possa pensar a luz não está necessariamente ligada ao calor. A luz de Deus não é como a luz do sol ou a luz procedente do fogo. No Gênesis, Deus cria a luz, mesmo antes de criar o sol. A luz, antes de ser o fogo devorador, é necessariamente a verdade que ilumina.

Ao separar as trevas da luz, Deus separa o erro da verdade; e o que é a luz para os olhos é a verdade para a alma. O raio vindo dos céus que a Igreja pede ao Espírito Santo, é a Verdade que vem de Deus. Uma verdade que não inventamos, não nos assenhoramos, que não é nossa, mas "tuae", dele. 

E que justamente por isso, é simples, acessivel. Não é uma gnose, não é fruto de um estudo profundíssimo que exija grandes capacidades mentais. É Luz.

Quando um quadro se ilumina pela luz, todos o podem ver, desde o simples admirador ao perito em arte. Assim é a Luz de Deus, a Verdade de Deus, ilumina todas as coisas de modo que os mais simples enxerguem o suficiente e os mais sábios possam também aprofundar-se, sem jamais esgotar o mistério.

A primeira ação do Espírito Santo é iluminar, é renovar na alma a face da terra, renovando na alma humana o mistério da criação, separando a luz das trevas, a verdade do erro.

E ao individuar as coisas, o Espírito atrai o coração humano para o que se distinguiu como belo, bom e verdadeira, na medida da beleza, bondade e verdade. E nisso já se contempla o primeiro mandamento divino de amar a Deus sobre todas as coisas.

Amar a Deus sobre todas as coisas não é apenas uma opção como amar mais um prato doce a um salgado, mas é reconhecer em Deus a fonte da beleza, da bondade e da verdade, e portanto, necessariamente a Ele se dedica mais do que a tudo o coração humano.

Somente o que busca e ama a Luz do Espírito Santo, a Verdade, é que pode ser habitado por Ele e assim encontrar a Sua ação em sua alma. Da mesma forma que a Luz é o primogênito dos seres criados, a Verdade é o primeiro dos anseios do homem e o caminho para o encontro com Deus.


Comentários