EXEMPLO

Meus queridos amigos,

Eu creio que ser católico é infinitamente mais belo do que ser de qualquer outra religião. Porém não é mais fácil. Primeiro porque a elevação moral que o catolicismo exige de um fiel é grandiosíssima: "ser perfeitos como o Pai..."; e, segundo, porque se alguém quiser escusar-se dessa elevação moral, a Igreja apresenta os Santos.

Os Santos, num sentido amplo, são todos os espíritos bem-aventurados que gozam da contemplação da face de Deus no Paraíso. Mas, particularmente, os que são canonizados, o são não apenas para "confirmar" sua presença no Paraíso, mas porque de, algum modo, servem de exemplo ao povo cristão.

Assim, o católico DEVE conhecer a vida dos Santos.

Ao conhecer suas vidas, certamente irá encontrar alguns que lhe serão mais parecidos, mais próximos e com quem acabará tendo uma certa "amizade". Como se pode perceber isso é muito mais poderoso do que chamar Santa Bárbara na trovoada. Mas é reconhecer nela, por exemplo, a virgem que guardou ilibada sua pureza, a princesa que desprezou as glórias do mundo, a filha do Pai Celeste que compreendeu que devia primeiro obedecer a esse Pai do que a seu pai da terra, a alma desejosa e saciada unicamente pela Santíssima Eucaristia, aquela que manifesta o poder e a vingança do Todo-poderoso.

Meu conselho nesse aspecto é que, especialmente guiando-nos pelo calendário litúrgico, escolhamos um santo por mês. Para que seja nosso patrono especial nesse tempo, e que lhe dediquemos além de uma ou outra prática de piedade, um tempo para a leitura de sua vida, buscando boas fontes (o que infelizmente exclui a maioria dos filmes sobre a vida dos santos...).

É importante que nos aprofundemos um pouco na vida dos santos. Conheçamos sua história, suas lutas, sua perseverança, sua morte. De modo que tenhamos "amigos do céu". Não se trata de um estudo, de um tratado hagiográfico, mas de conhecermos os santos com uma profundidade semelhante a que conhecemos nossos amigos da terra.

Desse modo, a busca de sua intercessão se torna mais íntima e mais proveitosa para nossas almas.

Comentários