CONHECER

 Outro dia vi alguém se apresentando como promotor motociclístico da indústria alimentícia nacional/internacional com especialização no tráfego urbano. Depois me explicaram que significava que a pessoa era entregador do i-food.

E o nosso promotor está certo! É sadio enaltecer o que somos e o que fazemos, especialmente se buscamos seguir o conselho do Apóstolo de fazer tudo para a glória de Deus.

De modo geral, nós tendemos a valorizar nossas coisas, o que até certo ponto, não é ruim. Mas não podemos esquecer que o caminho de Deus é diferente.

O caminho de Deus está justamente na desvalorização, ou, se quisermos usar a linguagem de S. Paulo, no esvaziamento.

Mas, por que Deus se esvazia? 

Porque do seu esvaziamento nasce o preenchimento do homem. Quanto mais Deus se abaixa, mas é possível ao homem elevar-se até Deus. E quando falo de possibilidade não quer dizer que haja outra opção. Por si mesmo o homem pode saber algo de Deus. Mas só por uma iniciativa de Deus o homem O pode conhecer.

Conhecer, segundo os estudiosos seria a junção de co-nascere, nascer com. De fato, quando conhecemos de fato alguém, costumamos medir o nível de conhecimento com o tempo de conhecimento. Quantas vezes usamos a expressão "conheço desde criancinha"?

Assim, para conhecer Deus é necessário nascer com Ele. E o que celebramos hoje é esse primeiro passo de Deus para que pudéssemos nascer com Ele: sua encarnação.

Hoje o Verbo se fez carne, "não apegando-se ao fato de ser igual a Deus, esvaziou-se", preenchendo o seio virginal de Maria. 

Hoje os céus se rasgam, as portas eternas se abrem para que possa passar o Rei da Glória. Hoje o mundo começa a saber o quanto Deus o ama, enviando Seu Filho para o salvar, não para o condenar.

Meus amigos, celebrando hoje a Encarnação do Verbo, ainda temos em nossos ouvidos as palavras do precônio pascal: "para salvar o escravo, sacrificastes o Filho".

Quem pode compreender tanto amor?

Só nos resta então, também nós entrarmos no seio de Maria. Permitir que Ela nos gere junto com o Salvador, para que gerados com Ele, regenerados por Ele, cantemos o cântico novo da vida nova.


Comentários