ATOS INTER-RELIGIOSOS. O QUÊ PENSAR

Meus caros amigos,

A Igreja Católica pode relacionar-se de dois modos distintos com as outras religiões. Em se tratando de religiões que se identificam como cristãs, há o ecumenismo. E com religiões não cristãs, há o diálogo inter-religioso.

Em ambos os casos deve haver como intenção e finalidade última, a conversão ao catolicismo. Se isso falta, certamente se cairá no relativismo de se pensar que todas as religiões são boas ou mesmo no sincretismo de se identificar o Deus Trindade revelado por Nosso Senhor com os deuses das outras religiões, com a ideia de que "Deus está em todo o lugar".

Aos católicos é proibido tomar parte em cultos ditos inter-religiosos ou ecumênicos. A participação dos católicos nessas realidades destruiria a essência missionária da Igreja, fazendo com que erro e verdade sejam considerados apenas pontos de vista.

A cooperação de católicos com não católicos em vista do bem comum, da justiça e da paz, nunca será completa se prescindir do anúncio de Cristo, Ipse enim est Pax nostra: Ele é verdadeiramente a nossa Paz!

Os católicos não rezam ao "seu" Deus ou buscam "sua" verdade, não existe outro Deus, bem como não existe outra verdade.

Num bairro, um católico, um protestante e um muçulmano podem se unir para trocar a lâmpada queimada de um poste e assim tornar a rua mais segura.

Mas fora situações assim, quando se tem em jogo o "direito" das religiões, o que se deve ter em mente é que ao erro não se pode conceder direito algum. Conceder direito ao erro, é nivelar saúde e doença. Ou melhor, é ainda mais danoso que isso.

Quanto aos católicos, o maior combate que podem travar contra as falsas religiões é conhecer a fé da Igreja. Não é necessário saber o erro para conhecer a verdade, como não é necessário estar doente para saber a cura.

O católico que conhece bem a sua fé se torna apto para a defender e a proteger contra as falácias das falsas religiões.

De um ponto de vista muito prático, seria muito eficaz dedicar diariamente 10 minutos de leitura do Catecismo de S. Pio X. Ler e reler. Para que a fé se solidifique e a vida cristã do fiel esteja alicerçada sobre a rocha.


Comentários