ZELOSO DEFENSOR DE CRISTO

 Na Ladainha invocamos a S. José como "Zeloso defensor de Cristo", honestamente creio que "defensor" e "Cristo" não precisam ser explicadas, mas é muito necessário que entendamos o que significa zelo. Especialmente na Sagrada Escritura.

Em certo sentido, zelo seria o oposto do instinto de conservação da própria vida. Zela quem está disposto a morrer, só este é de fato "zelador". Jesus fala do mau pastor, mercenário, que foge diante dos lobos para conservar a própria vida, abandonando as ovelhas.

Creio não estar errado em pensar que os três anos em que Jesus conviveu com os Apóstolos, foram unicamente para ensinar a eles o que é zelar. Não à toa, os sucessores dos Apóstolos foram chamados de epíscopos, que significa sentinela, protetor.

Jesus não tem problema com o zelo dos apóstolos, mas com o zelo equivocado dos Apóstolos. Todos eram zelosos, tinha até Simão (não o Pedro) que era de uma facção chamada de Zelotes, mas o seu zelo era mau.

O zelo inicial dos Apóstolos não era por Cristo, mas pelo povo e, nesse sentido, com mais ou menos intensidade, por si mesmos. Para os Apóstolos, inicialmente, Cristo era o "meio" de libertação do povo, não "a" libertação do povo. Por isso a ânsia para que se releve, a disputa pelos lugares mais próximos etc. 

O convite de Cristo é de justamente deixar de zelar para reconhecer o zelo do Pai. E de que o Pai zela mesmo quando não pareça zelar.

Em inúmeros textos do Evangelho podemos nos perguntar se o zelo que os Apóstolos demonstram é por Cristo ou por si mesmos: quando vêem alguém expulsando demônios em nome de Cristo, quando os samaritanos não recebem a Cristo etc.

O desejo de descer fogo do céu era para castigar a falta de hospedagem a Cristo ou um show de pirotecnia egoísta?

A constante negação de sua vida, de seus projetos, de seus planos (absurdamente simples: trabalhar, casar, ter filhos e morrer) deu a José o verdadeiro zelo: o de perder a vida para a ganhar. Perdeu tudo para ganhar tudo. Perdeu tudo na terra para receber o nome com o qual Jesus nos ensinaria a chamar a Deus: Abba. Ganhou o que ninguém mais mereceu.

Meus caros amigos, por quem é o nosso zelo? Dessa resposta depende muito, ou melhor, tudo.


Comentários