SÍNDROME DE RUBEN

Meus prezados amigos,

Quando lemos o livro do Gênesis sobre Jacó e seus filhos, particularmente sobre José, vemos o ódio dos irmãos para com este a ponto de tramaram e quase executarem a sua morte. Sabemos que José acaba vendido aos madianitas e parará no Egito. Mas nesse ínterim há um pequeno expediente: Ruben, segundo o autor sagrado, tenta evitar a morte de José, e inventa a ideia de colocá-lo num fosso para depois resgatá-lo. Será exatamente essa ideia que possibilitará a venda de José, afinal os irmãos não venderiam um cadáver...

Ruben é a imagem de quem não admite o mal, mas não o combate diretamente. Tenta optar por uma via média, um caminho alternativo, nem tanto o céu, nem tanto a terra... Ruben é a imagem do bom fraco.

Existe uma espécie de síndrome de Ruben: fica no seu mundo pensando em reverter um mal que deveria combater. Ao invés de enfrentar seus irmãos e defender José, tenta encontrar uma ideia que não contrarie os irmãos e não mate o outro irmão. Óbvio que não descobrirá seu plano quando resolvem vender o irmão, nem os enfrenta. Cala. O bom fraco.

O bom fraco é o maior aliado do mau.

É claro que tudo estava esquadrinhado pela Providência e José seria a salvação dos egípcios e dos próprios irmãos. Sempre haverá quem faça o mal. O mal feito santifica o justo. Mas maldito será o que faz o mal. E quem compactua com ele, em grau maior ou menor.

Comentários