PERSEVERANÇA

 Meus prezados amigos,

Já estamos bem próximos do fim da Quaresma. Semana que vêm já é Semana Santa. Hoje vi uma frase: Corra! Faltam nove dias para a Páscoa! Era uma promoção de ovos de Páscoa, mas creio que vale para nós essa frase.

Corra! Estamos há semanas na quaresma, ainda que cada dia se tenha uma missa própria e em Roma haja as estações, para a maior parte dos fiéis não há grandes diferenças entre um dia da quaresma e um dia fora da quaresma, e, quando há diferença, é uma diferença que custa à nossa carne: rezar mais, sacrificar mais... e isso cansa.

Corra! Não estagne, não pare. Segue, dá mais, seja generoso. Mantém o passo.

Quando estava em Paróquia, gostava muito de uma música que o pessoal cantava que dizia algo mais ou menos assim: "eu te ofereço o cansaço do passo mantido". Conquanto quem me conheça não imagine isso, eu já subi algumas montanhas, e conheço bem aquele cansaço de manter o passo, que muitas vezes dá a impressão de que o próximo passo será o desmaio, mas não será, serão passos cansados, sem os quais não se chega a lugar nenhum.

A proximidade da Páscoa pode fazer com que num olhar de retrospectiva pensemos o quanto já fizemos nessa quaresma. Nesse caso, corra! Mantém o passo! Não diminui o amor!

Em outros casos, pode nos dar a ideia de que perdemos essa quaresma. Fizemos propósitos que não pusemos em prática, começamos orações que não terminamos... Quaresma não é corrente! Recomece, força! Faltam nove dias. Em sete Deus fez o mundo. O que Ele não poderia fazer em você?

Comentários