José justíssimo


Não são muitas vezes as vezes que a Sagrada Escritura utilizará a palavra justo (tsadikk, em hebraico e díkaois, em grego) para alguém além de Deus mesmo. Certamente a ideia de justiça não diferirá em essência do que a palavra Santo significa, creio ser possível inclusive complementar as ideias.

Qadosh ou hagíos, são como que a santidade em si mesma, a não mistura com os falsos. Já a tsadikk ou díkaios considerará o ente na sua relação com os outros.

Nesse sentido Deus é intresnsecamente Santo e justo para com os homens.

Será essa expressão grega, díkaios, que o evangelho usará para definir José. 

Os dados filhos de David, morador de Nazaré não dizem muito sobre sua personslidade. Mas díkaois, justo, resume numa só palavra a vida do Santo Patriarca 

Primeiro o coloca naquela grande linha dos justos, na companhia de Abraão, Isaac e Jaco, segundo reflete a sua disposição em buscar o Reino de Deus e a sua justiça, onde tudo o mais será dado em acréscimo.

Como não imaginar que Jesus pensava em seu abba terrestre ao propor essa dupla aspiração de quem o quisesse seguir?!

É a justiça de José que equilibra a Sagrada Família, onde ele sendo o menos perfeito era o Chefe. Porque a justiça se dá por padrões práticos e objetivos não por conjecturas.

Meus amigos, ser justo é um desafio a cada homem, mas creio que maior ainda ao brasileiro que incorporou a mentalidade do jeitinho e da vantagem que sempre tirarão de alguém que lhe seria próprio.

Recorramos a tão bondoso pai, para que sua justiça se reflita em nós.

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