PENITÊNCIA

 

Meus prezados amigos,

O ofertório da Missa do Domingo de Ramos coloca na boca do Cristo as palavras: "Eu esperei que alguém de mim tivesse pena, mas foi em vão. Pois a ninguém pude encontrar. Procurei quem me aliviasse, e não achei."

Essas palavras da Escritura Santa são um convite do Senhor à penitência. A penitência ela não é vista apenas como um castigo que nos infligimos pelos nossos pecados, mas um modo de associar-nos à Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, e, creio não estar errado em afirmar, que esta segunda compreensão da penitência é a mais agradável a Deus, a mais eficaz.

Poucos de nós a viveremos. Nossos grandes pecados muitas vezes triunfam sobre nossas pequenas e simplórias penitências, de modo que somos aqueles que o Cristo "não achou" para partilhar com Ele de seus sofrimentos.

Ah, quanto mais foram felizes as almas que não tendo em si o que reparar, repararam com Cristo os pecados do mundo!

Penso no pequeno Francisco Forgione, futuro Padre Pio, cuja mãe um dia surpreendeu batendo-se com uma corrente de ferros, e que quando ela perguntou-lhe a razão de fazer assim, respondeu que queria fazer consigo o que os judeus fizeram com Jesus.

E não foram poucos os Santos que, certamente por uma graça especialíssima, se uniram a Cristo como vítimas inocentes, o quanto possa ser inocente uma criatura humana, pelos pecados do mundo.

Conta-se que um bispo visitando o Papa Pio XII disse-lhe que vinha de San Giovanni Rotondo, onde vivia Padre Pio. O Papa manifestou seu interesse por aquele singular sacerdote, perguntando-lhe como estava. O Bispo não encontrou outra resposta que dar: "Santidade, ele tira os pecados do mundo!"

Meus amigos, não nos desesperemos.

A oração do dia em que comemoramos outra alma eleita, S. Luiz Gonzaga nos convida a imitar na penitência a quem muitas vezes não podemos imitar na inocência. Sigamos esse conselho e nesse tempo da quaresma peçamos ao Senhor um pouco mais de generosidade na penitência, ou como lembramos acima, deixemo-nos encontrar por Ele.


Comentários