SANTÍSSIMO NOME DE JESUS

 

Meus caros amigos,

O Santo Evangelho de hoje possui um só versículo, o mesmo de ontem, no qual se diz que oito dias após o seu Nascimento, deram ao Menino o Nome de Jesus, como fora chamado pelo Anjo.

Honestamente, digo que poderia ser até menos. Bastaria o nome JESUS.

Ah, meus irmãos, só esse nome já seria capaz de nos trazer a salvação e a vitória sobre todos os males.

Nessa Festa do Santíssimo Nome de Jesus, somos chamados pela Igreja a prestar a esse Nome o culto de adoração que lhe é devido. É o nome que Deus Humanado escolheu para si, é o Nome do Salvador, é o nome que abre aos homens o Paraíso e faz tremer aos infernos.

S. Paulo, afirma que diante desse nome, todo joelho se dobre.

Vários Santos, em particular S. Bernardino de Sena, convocaram os fiéis a terem devoção pelo Nome de Jesus. Este Santo em particular buscava materializar a devoção ao Santíssimo Nome de Jesus pela confecção de placas de madeira nas quais se gravavam as três primeiras letras do Nome de Jesus em grego: Iesous, o que em letras maiúsculas gregas ficava assim: IHS.

S. Bernardino, dava essas plaquinhas para serem osculadas pelo povo, postas na entrada de suas casas, enfim, buscava fazer que sempre o olhar do fiel pudesse se voltar para o Nome de Nosso Senhor e assim, render a Ele o amor e a adoração que lhe são devidos.

Nessa festa de hoje, digamos muitas vezes, mesmo que apenas com o pensamento, o Santíssimo Nome de Jesus, que os poemas e hinos da Santa Liturgia afirmam ser mais doce do que o mel. E com esse Nome nos lábios afastemos o amargor do pecado.


Comentários