S. BERARDO




Berardo, Acursio, Adjuto, Otao e Pedro. Já ouviu falar nesses Santos? Talvez você até tenha achado que o nome no início da postagem estivesse errado...

Mas é isso mesmo.

Eu imagino que a maioria das pessoas nunca ouviu falar neles. 

Em contrapartida, quem nunca ouviu falar em Santo Antônio? 

Não existiria S. Antônio se não tivessem existido esses cinco proto-mártires franciscanos cuja festa celebramos hoje.

Foram esses cinco amigos do então cônego agostiniano Fernando de Bulhões. Constantemente se visitavam ou no convento agostiniano da Santa Cruz de Coimbra ou no pobre conventinho franciscano de S. Antônio (S. Antão do Deserto) dos Olivais. E o assunto recorrente era o fato de que os cinco pararam em Portugal para seguirem para o Marrocos envangelizar os muçulmanos.

E assim fizeram 

Foram imediatamente presos pelo sultão e castigados. Em seguida foram soltos com ordem de não mais pregarem. O sultão poupou suas vidas para não criar um problema com alguns nobres portugueses com quem tinha vínculos.

Porém os frades, que só tinham vínculo com Deus, pregaram com ainda mais fervor. O sultão com grande ódio os encarcerou e ele mesmo destroçou os corpos dos mártires.

Os nobres portugueses conseguiram ao menos que seus pedacinhos fossem trazidos para Portugal e, sendo o convento dos franciscanos pequeno e pobre, decidiu-se que ficariam no mosteiro de Santa Cruz, onde vivia Fernando.

Quantas noites não terá passado em vigília próximo às relíquias de seus amigos mártires...

Pouco tempo depois, o Cônego Fernando trocava a delicada veste de cônego pelo grosseiro saio franciscano e trocava também de nome, assumindo o do padroeiro do conventinho: Antônio.

E embarcava para o Marrocos. Mas Deus tinha outro planos 

Comentários