BATISMO DO SENHOR

 

Meus prezados amigos,

Celebramos hoje, concluindo as festas do Natal, a Festa do Batismo do Senhor.

Quantas lições essa Festa nos transmite! A humildade de Nosso Senhor e de S. João Batista: Cristo que busca o batismo e João que reconhecendo o Salvador compreende que era ele que precisava ser batizado por Cristo, o que de fato aconteceria em pouco tempo, mas de outro modo: no cárcere, por exortar o "casal irregular" Herodes e Herodíades, João seria batizado em seu próprio sangue ao ter sua cabeça decepada.

Cristo busca o batismo não para ser santificado pelas águas do Jordão, mas para que aquelas águas do Jordão, tocando sua Pessoa Divina e misturando-se às águas dos outros rios e mares, pudessem ser santificadas e conferir, pela ação da Igreja, a graça do Sacramento do Batismo.

Mas também é a primeira vez que a Santíssima Trindade faz-se sentir. De fato, foi na Anunciação que pela primeira vez as Três Pessoas Divinas se revelaram e Nossa Senhora foi a primeira a recolher em seu Coração tal mistério: "O Espírito Santo virá (...) o poder do Altíssimo (...) será chamado (...) Filho de Deus".

Mas é no Batismo que, publicamente, a Santíssima Trindade faz-se sentir: o Pai, pela voz, o Filho, em Pessoa ali, e o Espírito Santo em forma de Pomba.

A forma de pomba que o Espírito Santo toma sobre as águas do Jordão nos remetem a dois fatos do Antigo Testamento: o Espírito de Deus que pairava sobre as águas na criação e o fim do castigo do dilúvio quando uma pomba serve de anúncio para Noé de que já havia terra firme.

O Espírito Santo como pomba nas águas do Jordão nos ensina que doravante as águas serão para a Igreja o sinal da nova criação operada nas almas pelo Batismo e que, pelo Verbo Encarnado será dada aos homens a terra firme sobre a qual unicamente poderão salvar-se, isto é, a Igreja.

Meus caros amigos, hoje somos chamados a recordar o nosso Batismo, a dar graças a Deus por termos sido batizados e assim estarmos na Santa Igreja Católica fora da qual ninguém pode salvar-se. Mas também nos recorda o Mandato de Cristo aos seus Apóstolos de ensinarem e batizarem a todas as nações. Talvez tenhamos próximo de nós pessoas que ainda não foram batizadas, cabe a nós um primeiro anúncio de Cristo para essas pessoas, ensiná-las (ou no caso de crianças a seus pais) a Verdade da Fé e a necessidade do Batismo para a salvação. 

Recordar aos pais cristãos que não devem esperar nada para batizar seus filhos, mas que devem, sob pena de pecado mortal, dar o Batismo tão logo se possa.

E agradecermos ao Senhor por esse Tempo do Santo Natal que hoje se encerra, pedindo-lhe graças para compreendermos um pouco melhor esse grande mistério de Deus feito homem para nossa salvação.


Comentários