CIRCUNCISÃO DO SENHOR

 

Meus caros amigos,

Celebramos hoje a Festa da Circuncisão do Senhor. Num primeiro momento pode ser que essa festa pareça um pouco fora de contexto. Uma vez que o preceito da circuncisão foi abolido, porque celebrarmos a Festa da Circuncisão do Senhor?

Primeiro nela celebramos a obediência de Cristo à Lei.

Cristo não teria porque ser circuncidado, como também não precisava ser apresentado ao Templo nem cumprir os vários preceitos da Lei Mosaica. Mas a todos e a cada um Nosso Senhor observou piedosamente para ser exemplo de obediência para nós e para poder promulgar a Sua Nova Lei que veio completar a Antiga. Em sua nova Lei não há mais circunciso ou incircunciso, como ensina S. Paulo, mas todos têm seus corações circuncidados para obedecer à Palavra de Deus.

Em segundo lugar, celebramos o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Embora a festa do Santíssimo Nome de Nosso Senhor seja amanhã, é no dia da circuncisão que se impunha o nome ao recém-nascido. O nome anunciado pelo Anjo à Maria e a José, o nome ao qual todo joelha se dobre no céu, na terra e nos infernos, o nome que é ele mesmo a nossa Salvação, hoje é imposto ao Salvador.

Em terceiro lugar, e não menos importante, celebramos seu Preciosíssimo Sangue.

Hoje começa, por assim dizer, o derramamento daquele Sangue que é o preço de nossa Salvação. As primeiras gotas de Sangue do Salvador, fruto de sua obediência à Lei de Moisés, prefiguram o caudaloso rio que se abrirá no mistério de Sua Paixão. Uma só gota do Sangue de Cristo bastariam para salvar o mundo inteiro, essa gota hoje é derramada.

Prezados amigos, lamentavelmente em muitos lugares não se celebra mais a circuncisão do Senhor. Não se pensa mais na sua obediência até a morte a Deus, no poder de seu nome contra os infernos, no seu Sangue oferecido ao Pai como propiciação por nossos pecados. Reduz-se o dia de hoje a um maçônico e vazia dia da paz. Mas nós sabemos que "Ipse est pax nostra!" Ele é a nossa paz! É no Sangue que encontramos a paz para nossas almas.

Adoremos o Cristo em sua circuncisão, adoremos seu Sangue que hoje começa a derramar-se por nossa salvação. Contemplemos Maria e José cumprindo cada preceito da Lei, obedientes em tudo à vontade de Deus.

Comentários