CADA

 

Nas obras de apostolado, muitas vezes, surge uma pergunta que poderíamos resumir assim: "Todos ou cada?".

Se buscarmos no Evangelho veremos a resposta mais satisfatória: as intenções de Nosso Senhor são sempre sobre todos, mas as suas ações sobre cada um. O Senhor compreende que não se ama massas, massas só servem para serem manipuladas, o desejo de salvação do Senhor é extensivo a todos, mas o seu toque, as suas mãos repousam sobre cada um.

Ter um coração universal, um peito grande, como dizia Santa Teresa, não é desejo de se tornar uma celebridade. Esse coração universal traz necessariamente a compreensão de que o cuidado deve ser pessoal.

O toque sobre cada um que o Evangelho nos recorda é justamente esse ensinamento. A cada um, um toque. 

Assim faziam os Santos. Quantos horas após cada pregação dedicavam-se às confissões um Santo Antônio ou um Santo Afonso de Ligório. Infelizmente na nossa imaginação vemos apenas os grandes pregadores que arrebatavam multidões e faziam grandes milagres, e nos esquecemos das horas e horas que o iluminado pregador escondia-se na penumbra do confessionário, impondo as mãos sobre cada um.

Há uma pintura muito bela de S. João Maria Vianney cercado por muitas pessoas e impondo as mãos sobre uma única criança. Um coração universal e um cuidado particular. Assim o Senhor nos ajude em nossas obras de apostolado.


Comentários