PROTEÇÃO

Mosaico na Igreja Dominus Flevit no Horto das Oliveiras


Queridos amigos, o Gradual da Missa desse X Domingo após o Pentecostes, nos traz uma imagem muito bela, que o próprio Nosso Senhor utilizará quando chorar sobre a cidade de Jerusalém: "protegei-me à sombra de vossas asas!". O Senhor nos protege, quer nos proteger, como disse Jesus, como a galinha reúne os pintainhos debaixo de suas asas.

O Senhor nos protege, particularmente através do Santo Sacrifício da Missa. Em certo sentido, a Santa Missa são as asas de Deus abertas sobre a humanidade. Sabemos que a Santa Missa foi instituída por nosso Senhor como verdadeiro Sacrifício, nesse caso pensemos nas suas finalidades propiciatória e expiatória. A Santa Missa é nossa proteção porque através dela nossos pecados são perdoados, nossos pecados que exigem de Deus um castigo, são destruídos em cada Santa Missa, porque nela é apresentado ao Padre Eterno o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo que é mais eloquente que o de Abel, ou seja, o de Abel pedia vingança, o de Jesus pede perdão, o de Jesus fala melhor...

Ao mesmo tempo, a Santa Missa nos protege, porque recorremos a ela para pedir os auxílios para a alma e até mesmo para o corpo. Se queremos adorar a Deus, vamos à Missa; se quisermos honrar Nossa Senhora e os Santos, vamos à Missa; se queremos pedir graças espirituais, como a contrição, a santidade, as vocações sacerdotais, vamos à Missa. Mas também vamos à Missa para pedir chuva, ou bom tempo, para pedir que cessem os terremotos ou uma guerra... Em tudo a Santa Missa nos protege.

Mas há ainda uma proteção tão ou até mesmo mais importante: a Santa Missa protege a nossa Fé. S. Pio V ao codificar a Santa Missa, teve o cuidado de que os principais Dogmas da Fé Católica estivessem presentes de forma clara, sensível e central no Santo Sacrifício da Missa. Não são apenas os dogmas sobre o Sacerdócio católico e sobre a Missa enquanto Sacrifício que resplandecem na Missa que a Igreja determinou que existisse para sempre, mas todos os Dogmas, desde a Unidade e Trindade de Deus até o Purgatório, tudo aparece claramente no Santo Sacrifício.

Por isso, queridos amigos, se queremos a proteção de Deus sobre nossa fé, nossas almas e nossos corpos, vamos à Santa Missa. Lá o Senhor nos protege, nos cuida, nos salva.


Comentários