ESPADA


Celebramos hoje a festa de S. Inácio de Loyola, certamente um dos Santos que goza da maior glória no Paraíso, uma vez que fez de lema se sua vida: "Ad majorem Dei gloriam" "Para a maior glória de Deus!"; e cuja história certamente não nos atreveremos a resumir em nossa breve reflexão.

Não querendo resumir sua história, iremos então a um fato de sua vida que se encontra no contexto da sua grande conversão que foi a entrega de sua espada à Nossa Senhora do Monserrat, em seu Santuário.

Entregar a espada à Maria significava para nosso Santo o rompimento com uma vida marcada pelos pecados dos quais a espada além de ser um símbolo, era constantemente também uma presença. Significava além de romper com o pecado, romper com as circunstâncias de pecado, mesmo aquelas mais arraigadas em sua alma.

Queridos amigos, é necessário, particularmente nesse encontro de Inácio com Nossa Senhora, ou seja, sua Festa num sábado, entregarmos nossa espada à Maria. Não podemos julgar que a conversão consista em guardar a espada, porque ela um dia poderá ser útil novamente, é necessário dar a espada à Maria, deixar nas mãos d'Ela: omnia mea tua sunt, dirá S. Luiz de Montfort.

Entregar a espada à Maria também significa deixar de procurar justificativas para os nossos pecados, particularmente em nosso temperamento. Temo por uma visão que busca justificar tudo nos temperamentos, quase que convertendo os temperamentos em novos signos: "sou colérico com ascendente em fleumático e minha esposa melancólica com a lua em sanguíneo, por isso nossa vida conjugal é um inferno"....

A contrição geralmente é indiretamente proporcional à quantidade de palavras que usamos na hora de pedir perdão. Ou seja, quanto mais uma pessoa mais fala, tanto menos está arrependida.

Sim, há o meu temperamento, o meu caráter, os defeitos próprios e alheios... mas a minha espada está nas mãos de Maria. Ela é minha Senhora e por Ela vencerei.

Esse é um segundo aspecto que podemos compreender a espada nas mãos de Maria: Ela nunca perde. Se tenho uma espada em casa e entra um malfeitor, mas tenho como hóspede o maior esgrimista do mundo, quem deve ter a espada na mão?

Assim, quando põe sua espada aos pés de Nossa Senhora, Inácio já conquista a vitória. Já venceu. Vença também.

 

Comentários