HUMILDADE E ORGULHO



Cada vez mais se espalham pelo mundo iniciativas que querem falar de um certo "orgulho gay", com a sigla correspondente que só faz aumentar. Não deixa de ser significativo que (não sei se é sempre assim) o "orgulho gay" coincida com o mês do Coração Humilde de Jesus.
De fato, a alma verdadeiramente católica ao ouvir falar de tal orgulho não pode deixar de recordar-se daquelas palavras do Apóstolo aos Filipenses: "A glória deles está no que é vergonhoso." Apenas a palavra "orgulho" já enoja a alma católica, porque este é o pecado do diabo e a causa do pecado de Adão e Eva.
E a sigla seguinte à palavra orgulho no caso que estamos considerando se resumiria à uma só coisa: não aceitação de si mesmo como um dom de Deus. A Igreja sempre ensinou que cada pessoa é um dom de Deus e que a própria sexualidade que Deus determinou para cada indivíduo, deve ser acolhida pela própria pessoa como um dom recebido do Senhor.
A expressão "orgulho", no fundo esconde uma outra palavra, a ditadura.
Uma ditadura do pensamento único, onde todos podem pensar diferente, desde que seus pensamentos sejam iguais. Sim, é um absurdo o que foi dito acima, mas é exatamente isso que vivemos. 
E o remédio para isso não é outro que a humildade.
Primeiro, uma humildade da parte da hierarquia da Igreja. Humildade que não tema o pior flagelo do mundo moderno: o riso.
Sim, a humildade que o Senhor exige dos pastores da Sua Igreja é não temer o ridículo. O mundo não se contenta em apresentar os pecados contra a natureza como algo natural, mas algo tão normal que o não considerar essas atos como coisa corriqueira deve ser considerado um absurdo, uma burrice, um retrocesso. De modo que quem simplesmente afirme a existência de homem e mulher seja considerado pior que um lunático.
Humilde não é quem seja considerado como tal.
Humilde é quem os outros gostam de humilhar.
Se a Igreja se torna humilhável, então é humilde.
Os pastores da Igreja precisam ter a humildade de se tornarem humilháveis, humilháveis por causa de Jesus. Humilháveis por causa da Verdade, por causa d'Aquele que disse de Si mesmo: "Eu sou a Verdade".
Humildade para motivar os pais a fortificarem o que é próprio de cada sexo. Pais humildes que não temam o ridículo nem as sanções de um mundo ateu e ensinem os meninos a serem fortes, destemidos, protetores, e as meninas a serem doces, delicadas, dedicadas.
Humildade para dizer às crianças que a pureza de seu coração e a virgindade de seus corpos é o maior tesouro que receberam de Deus e que só a Ele devem entregar, seja pelo celibato, seja pela vida matrimonial.
Humildade para dizer aos jovens que não pode ser a nossa carne com seus apetites a nos governar, mas a nossa alma, mais ainda, a nossa inteligência iluminada pela luz da Lei de Cristo, cujo jugo é suave e o fardo é leve.
Humildade.
Humildade como aquela de S. João Batista diante de Herodes: "Não te é lícito!"; Humildade como a de Nosso Senhor: "Eu, porém, vos digo!"
Humildade que não deseja aplauso e não teme o riso.
Humildade que nos conduz muitas vezes à morte. Mas que é capaz de conceder a Vida.
Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

Comentários

Postar um comentário