MEDITAÇÕES SOBRE A LADAINHA LAURETANA XXV

RAINHA DOS MÁRTIRES

A Santíssima Virgem é verdadeiramente Rainha dos Mártires. Nos desígnios de Deus, a Santíssima Virgem deveria participar de tudo da Paixão de Nosso Salvador. Todos os sofrimentos de Cristo tinham uma parte destinada à Maria Santíssima, e, particularmente quando o soldado abriu o lado do Senhor com a lança, nenhum sofrimento podia causar ao Senhor que já estava morto, mas aquele golpe ao abrir o lado do Senhor, traspassou o Coração de Maria que estava ao pé da Cruz.

Nossa Senhora presenciou o nascimento da Igreja e percebeu que a vida da Igreja era constantemente gerada pelo Sangue dos Mártires, muitos dos quais foram fortalecidos e abençoados por Ela.

É por sua intercessão que os mártires foram capazes de abrir mão de suas próprias vidas e darem o perfeito testemunho de Cristo do qual Ela foi primícias. É por sua intercessão que a tragédia de uma morte se torna semente de novos cristãos.



RAINHA DOS CONFESSORES

Confessores, são os Santos que confessaram, proclamaram a fé católica, mas sem chegarem ao martírio, dentre eles estão os Papas, Bispos, Abades, Sacerdotes e tantos outros.

Todos eles encontraram como confessores da fé a sua esperança em Maria, não cessaram de louvar a Santíssima Virgem que é a Virgem Fiel, a Mãe de nossa fé. Os confessores a louvaram em seus sermões, em suas obras, em suas piedosas orações. De cada um deles brota um manancial de devoção à Santíssima Virgem que irriga a piedade mariana de todos os católicos.

Não há santo que não tenha sido devoto de Maria, porque não há santo que não tenha feita a vontade de Deus que é que todas as gerações a proclamem bem-aventurada.

 

Comentários