MEDITAÇÕES SOBRE A LADAINHA LAURETANA XI


 VIRGEM PODEROSA

Na aparição de Rue du Bac, em novembro de 1830, Nossa Senhora apareceu à Santa Catarina Labouré trazendo um globo na mão, encimado por uma cruz; e que estava numa posição de quem oferecia o globo ao Eterno Padre. E explicou à Santa que o globo representava o mundo inteiro, particularmente a França e mais particularmente cada alma.

Em 1917, na Cova da Iria, Nossa Senhora tinha como único ornamento um cordão de ouro pendendo do pescoço, e como um pingente no cordão um pequeno globo também de ouro. Os pastorinhos compreenderam que aquele pequeno globo era um símbolo do mundo inteiro.

O mundo está nas mãos de Maria, o mundo pende, depende de Maria.

Somente Maria pôde, por uma só palavra, abrir as portas do Paraíso e trazer para o mundo o Salvador. Deus quis colocar o mundo nas mãos de Maria porque sabia que era a única criatura que devolveria a Ele um mundo salvo, redimido por Nosso Senhor Jesus Cristo.


VIRGEM BENIGNA

Essa invocação é complementada pela anterior. Muitas pessoas que tentam fazer o bem, em algum momento dizem: "Desculpe, eu não posso mais..."

Já Nossa Senhora jamais diz "Eu não posso mais", porque Ela é poderosa, e no dizer de S. Bernardo, Ela é Onipotência Suplicante. Para Maria não há limites, não há fronteiras, não há impossível, porque sempre a vontade de Deus foi a vontade de Maria. 

Ela é a Benigna porque jamais cessa de fazer o bem. Ela faz o bem porque conduz às almas para o bem, e para o bem supremo que é a vontade de Deus.

Ela não é benigna no sentido de convencer Deus a nos fazer o bem, porque Deus, infinitamente mais do que Ela quer o nosso bem. Ele é benigna porque usa de todo o seu poder para nos fazer compreender que a vontade de Deus e o nosso bem são a mesma coisa, ainda que isso possa parecer um completo absurdo.

O mesmo S. Bernardo diz que nunca se ouviu dizer que alguém que tivesse recorrido à Maria tenha saído desamparado. O Abade de Claraval sabiamente diz que não saíram com seus desejos concedidos, como se Nossa Senhora fosse uma espécie de gênio da lâmpada... Mas diz que "não saiu desamparado", ou seja, que se Nossa Senhora não os atendeu, era porque não pediam segundo Deus, mas segundo a própria visão limitada, mas, mesmo assim, se não saem atendidos, não saem desamparados. 

A Virgem Benigna os toma em seus braços, como a mãe segura o filho medroso na hora da injeção, e faz para nós um rosto divertido, para que seja amenizado o sofrimento natural de conformar nossa vontade àquela de Deus.

Comentários