TARDE

 


"Fica conosco, porque já é tarde!" Pediram os fatalistas, tristonhos e lentos discípulos de Emaús. A violência não é um privilégio dos nossos dias, e a vemos presente nos tempos do Evangelho, a própria parábola do Bom Samaritano apresenta um contexto de roubo em estrada...
Talvez os discípulos temessem pelo seu colega Peregrino.
Talvez temessem a solidão que sentiriam sem o seu colega Peregrino.
De todo o caso, com a desculpa da tarde, eles pedem que Ele fique.
E, quando o peregrino parte o pão, ali, reconhecem Jesus.
E vai-se embora a tarde, os perigos e a solidão. E partem dali regressando a Jerusalém.
Se abrirmos as portas do nosso coração para esse peregrino, não há mais noite.
O episódio dos discípulos de Emaús nos é trazido unicamente por S. Lucas, ao menos com essa riqueza de detalhes. E no Evangelho de S. Lucas a imagem da luz, do sol é repetidas vezes relacionadas a Nosso Senhor.
Zacarias, o chama de "oriens ex alto", oriente que vêm do alto, lembrando que oriente é o Sol Nascente, o lugar onde o Sol nasce. Simeão o chama de "Lumen ad revelationem gentium", Luz para iluminar as nações. E nessa cenas dos discípulos de Emaús, Cristo é a luz que ilumina as mentes, os corações pela doutrina e pelos sacramentos. O coração dos discípulos ardia, porque havia como que um fogo iluminador para esclarecer as Escrituras, e após o Pão fracionado, os seus olhos é que se iluminam, mais do que isso, se tornam iluminadores, para serem capaz de atravessar todo o caminho de volta, sem a luz do sol físico...
Queridos amigos, muitas vezes a nossa vida é um constante e eterno entardecer. Nem luz, nem trevas, nem sol, nem lua... ficamos naquele lusco-fusco interminável de uma tibieza que enfraquece nossas almas. Se a tarde cai, chamemos o Sol. Ele ficará conosco. Ele nos iluminará.

Comentários