IRMÃOS


A expressão "irmãos do Senhor" geralmente é pensada num sentido apologético. E os Evangelistas fazem algumas referências a esses irmãos e irmãs do Senhor, que, com um mínimo de conhecimento bíblico sabemos que se tratam de parentes próximos, mas não filhos de Nossa Senhora. Os evangelhos são escritos em grego, mas muitas vezes a mente que escreve em grego pensa em aramaico, e, em aramaico, tal como no hebraico, irmão é todo parente próximo.
Mas nessa discussão que só serve para tornar ainda mais evidente e brilhante a Virgindade perpétua de Nossa Senhora, falta às vezes um detalhe. As duas vezes em que Nosso Senhor usa a palavra irmão, relacionando-a Consigo Mesmo. 
Num primeiro momento Jesus chama de irmão a todo aquele que faz a vontade do Pai, e num segundo momento, concretamente no Evangelho de hoje, Jesus Ressuscitado chama aos Apóstolos de irmãos.
E porque irmãos?
Porque a sua Ressurreição abre para os seres humanos a porta da filiação divina. Quando somos batizados nos tornamos filhos de Deus, mas como se faz isso? A água batismal é um símbolo da água que saiu do lado aberto de Cristo na Cruz. No batismo, misticamente, a pessoa é posta sob esse lado aberto e banha a sua alma nessa água que sai do lado do Templo que é Cristo. Uma vez então limpa, por essa mesma ferida, a pessoa é enxertada em Cristo, tornando-se um só com Ele, assumindo até seu nome: cristão; e por isso, pode chamar a Deus de Pai.
Só em Cristo Ressuscitado pode haver verdadeira fraternidade, não se pode ter irmãos se não se tiver o mesmo Pai e a mesma Mãe, nesse sentido dizia S. Cipriano que não pode ter a Deus por Pai quem não tiver a Igreja por Mãe.
Agradeçamos ao Senhor por nos tornar filhos de Deus, agradeçamos à Igreja que nos lavou nas águas do Batismo, mas lembremos que essa filiação precisa ser mantida a cada dia: "Quem faz a vontade de meu Pai esse é meu irmão".

 

Comentários