PREPARAR

 


"Onde queres que preparemos a Páscoa?"
Assim os apóstolos perguntam ao Senhor. E o Senhor não dá uma resposta indiferente, ao contrário, dá detalhes que misturam certa praticidade e o dom do conhecimento do futuro e dos corações... "Ide à cidade... certo homem... o Mestre precisa... andar de cima..."
"Onde queres que preparemos a Páscoa?"
Nós também precisamos fazer essa pergunta à Nosso Senhor!
E o que Ele nos dirá? Tanta coisa...
A Santa Missa precisa ser preparada! Sejam os cuidados com os sagrados ornamentos, as velas, o turíbulo... Mas sobretudo em nosso coração e nossa mente. Não podemos ir à Santa Missa esbaforidos. Chegar ao Altar sem o mínimo de reflexão, de preparação... de santidade.
"Onde queres que preparemos a Páscoa?"
E Nosso Senhor nos dirá: "Ide ao seu coração... certo espaço em que ainda não posso entrar..."
Preparar-se para o Senhor.
Num momento em que as Igrejas, quando estão abertas, se tornaram salões de festa onde todos falam com todos e ninguém com Nosso Senhor que foi relegado a um canto qualquer...
"Onde queres que preparemos a Páscoa?"
Precisamos sempre ouvir do Senhor como Ele deseja encontrar nosso coração.
Para ajudar na preparação para a Santa Missa a Santa Igreja nos apresenta algumas orações. Apresento aqui apenas uma escrita pelo Doutor Angélico, Santo Tomás:

Ó Deus eterno e todo-poderoso,
eis que me aproximo do sacramento do vosso Filho único,
nosso Senhor Jesus Cristo.
Impuro, venho à fonte da misericórdia;
cego, à luz da eterna claridade;
pobre e indigente, ao Senhor do céu e da terra.
Imploro pois a abundância de vossa imensa liberalidade
para que vos digneis curar minha fraqueza,
lavar minhas manchas, iluminar minha cegueira,
enriquecer minha pobreza, e vestir minha nudez.
Que eu receba o pão dos Anjos,
o Rei dos reis e o Senhor dos senhores,
com o respeito e a humildade,
com a contrição e a devoção,
a pureza e a fé,
o propósito e a intenção
que convêm à salvação de minha alma.
Dai-me receber não só o sacramento
do Corpo e do Sangue do Senhor,
mas também seu efeito e sua força.
Ó Deus de mansidão,
dai-me acolher com tais disposições
o Corpo que vosso Filho único, nosso Senhor Jesus cristo,
recebeu da Virgem Maria,
que seja incorporado a seu corpo místico
e contado entre seus membros.
Ó Pai cheio de amor,
fazei que, recebendo agora o vosso Filho
sob o véu do sacramento,
possa na eternidade contemplá-lo face a face.
Ele, que convosco vive e reina para sempre.
Amém.

Comentários