MEDITAÇÃO SOBRE A PAIXÃO DO SENHOR XL

 


Neste Domingo de Ramos, Nosso Senhor após entrar em Jerusalém nos chamou para uma conversa bem particular, bem pessoal. Ele foi nos contando tudo o que vai acontecer com Ele nesses dias que se aproximam, falou da unção em Betânia, da figueira estéril, do dono da casa onde vai ser a última ceia, do Horto das Oliveiras, e falou-nos também de todos os personagens que compõe essa História Sagrada.

Em seguida (usemos nossa imaginação!), Nosso Senhor levou-nos para uma sala bem grande com um grande varal. E penduradas nesse varal estão várias roupas: roupas de apóstolos que fogem, roupas de apóstolos que traem, roupas de apóstolos que negam, roupas de apóstolos que vão até ao pé da Cruz com Maria Santíssima, roupas dos Pontífices que mentem para conseguir a condenação do Senhor, roupas de judeus que querem a morte de Jesus e preferem soltar Barrabás, roupas de Pilatos que não quer se comprometer, roupas de Herodes que só quer saber de divertir-se, roupas de Madalena que acompanha Nosso Senhor e Nossa Senhora a cada passo da Paixão, roupas de Simão que carrega a Cruz com Jesus, roupas de soldados que buscam a cada momento encontrar um novo sofrimento para Nosso Senhor, roupas de Verônica que não teme soldados e armas para enxugar o rosto do Salvador e guardar para sempre a Sua Face, roupas de José de Arimatéia e Nicodemos que desejam, sem medo de represálias, ao menos o Corpo do Senhor... roupas e mais roupas.

Olhamos para Nosso Senhor sem entender muita coisa... E Ele nos diz: "Escolhe!"

"Escolhe quem será você para mim nesses dias que estão começando. Hoje eu começo a renovar a criação, no sétimo dia já teremos um mundo novo, mas é necessário que você decida quem você será!"

E dentre os que estão conosco, alguns dão um sorriso meio sem graça, dizendo que vão pensar e daqui a pouco dão a resposta... para esses as roupas de Pilatos.

Outros, esperarão a previsão do tempo e a programação das TVs para verem em quais cerimônias irão: roupas de Herodes.

Outros dirão que adorariam estar, mas tem que aproveitar esses dias para cuidar mais de sua saúde: roupas dos apóstolos que fogem...

Teve também quem explicasse para Nosso Senhor que embora goste muito d'Ele, esse "feriado" ajudaria a pôr em dia algumas coisas de trabalho, para poder garantir um pouco mais de renda no fim do mês e que... enquanto falavam Nosso Senhor deu a eles uma roupa que tinha como acessório uma bolsa com trinta moedas de prata e... uma corda.

Outros dão certeza que irão, mas se chegar visita... roupa de apóstolo que nega.

E assim, conhecendo o mais profundo do nosso ser, Nosso Senhor mesmo vai distribuindo as roupas do varal. Eu quero me agarrar à roupa de apóstolo que vai até a Cruz. Talvez não mereça, mas é essa que quero para mim. Nosso Senhor me olha, não com desconfiança, mas me fazendo compreender que no que depender d'Ele essa roupa é minha. 

E a sua roupa? Qual será? De verdade!

Comentários