MEDITAÇÃO SOBRE A PAIXÃO DO SENHOR XII

 


Há dois modos de sofrimento: sofrimento físico e moral.

Eles não se excluem, muitas vezes um é provocado pelos outros. Na Paixão do Senhor percebemos isso numa intensidade sem igual. Desde o Horto das Oliveiras, por exemplo, o Sangue do Senhor é vertido não por uma ferida física que Lhe fosse infligida, mas pelo indizível, incomensurável sofrimento moral da agonia que sofria.

Ninguém pode duvidar que os sofrimentos morais são mais atrozes, e que quanto mais perfeita for uma alma, tanto mais ela se torna vulnerável aos sofrimentos. Imaginai pois a Alma de Cristo!

O Senhor sofria em sua alma às ofensas cometidas contra Ele em sua Humanidade Santíssima, e sofria também a imensidão dos sacrilégios, profanações e blasfêmias dirigidos contra a sua Pessoa Divina, Ele, Deus feito Homem.

Um homem mau quando sofre, pode encontrar algum consolo por, tendo um lampejo de moral, considerar-se digno de sofrer pelos males que praticou, mas... Nosso Senhor! Pilatos, um pagão, até ele, reconheceu que em Nosso Senhor não havia nenhum mal! E repetiu essa sentença três vezes antes de mandá-lo à morte.

Nenhum consolo para o Senhor!

Uma pessoa boa sofre, é natural. Mas e se esse sofrimento for infligido pelo seu filho, por alguém a quem concedeu gratuitamente grandes bens, a alguém de tenha cuidado, protegido? Não dói mais o sofrimento causado por alguém que nos devia ao menos gratidão?

Imaginai a Alma de Cristo!

Poderia ele chamar a cada um dos que gritaram "crucifica-o" pelo seu próprio nome! Ali estavam tantos que foram curados, que se alimentaram dos pães multiplicados, que O aclamaram no Domingo de Ramos... Mas também ali faltavam os Apóstolos! Tão destemidos se diziam... e agora... E Judas que o trai e Pedro que o nega...

Se só a possibilidade de padecer algum sofrimento fez com que tantos perdessem o gosto pela vida, imaginai o quanto foi moída alma do Senhor pela enxurrada de sofrimentos que desabou sobre sua cabeça em sua dolorosa Paixão.

Se choca a alguns certas imagens do Corpo do Senhor coberto de chagas, tal como disse o Profeta: "da planta dos pés até os cabelos da cabeça não há nada de são nele, tudo é uma chaga..." Imaginem se alguém ousasse "retratar" a Alma de Cristo!

Silêncio. Não há palavras. 

Ainda temeremos sofrer por Ele?


Comentários

Postar um comentário