MEDITAÇÃO SOBRE A PAIXÃO DO SENHOR V

 


Disse Nosso Salvador: "temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena" (Mt 10, 28).

Em sua Paixão, Nosso Senhor se encontra entre dois medos: o medo dos judeus pelos romanos e o medo de Pilatos dos judeus. 
Os judeus (além da inveja e maldade) temiam que, ao não rejeitar o título de Rei, Nosso Senhor acabasse por provocar alguma movimentação que fizesse com que os romanos viessem e destruíssem Jerusalém.
E Pilatos, mesmo sabendo que Jesus era inocente e que tinha sido por entregue por inveja (mais do que qualquer outra coisa) temia libertá-lo e assim desagradar aos chefes judeus.
O medo dos judeus os faz agir contra Deus, e o medo de Pilatos o faz agir contra a Verdade.
O Evangelho porém não esconde que Nosso Senhor também teve medo. S. Marcos nos diz que Nosso Senhor sentiu pavor e angústia (14,33).
Mas o medo do Senhor era uma reação da sua natureza humana diante do drama da dor e da morte. Mas, por amor à vontade do Padre Eterno, Nosso Senhor fez com que a sua vontade divina imperasse sobre a vontade humana, essa marcada pelo medo, e prosseguiu, como Sacerdote Eterno, a consumação de seu Sacrifício.
O temor de Deus é o princípio da Sabedoria, diz o Espírito Santo, porque não se aprende a amar se antes não se aprender a temer. E o que significa temer a Deus? Temer a Deus significa ter verdadeiro pavor de ofender-lhe, porque essa ofensa, seja ela qual for, pode levar ao castigo eterno no inferno. E tememos o inferno não apenas por ser o inferno, mas porque é a ausência absoluta de Deus.
Pensai no medo que experimenta um namorado ao pedir a mão de sua namorada.
Ele compra um anel, com medo de não que lhe seja agradável.
Ele ensaia palavras, com medo de errar na descrição de seu devotamento.
Ele treme por dentro e por fora enquanto espera a resposta.
É temor... criado pelo amor.
Assim também deveis amar a Deus. Amai-o temendo. Temendo amai-o.
O filho que deseja orgulhar seus pais teme encontrá-los após receber uma nota baixa, não só porque pode no fim do ano ser reprovado, mas porque só aquela nota causará um desgosto aos pais.
Tememos a Deus, mais do que ao inferno. Porque ao inferno tememos instintivamente, ao considerar a dor, o sofrimento sem fim. Mas a Deus tememos amorosamente, de modo que nossa própria vida, se não for para Ele, para sua glória, é uma vida desprezível. 
Nada se perde quando se teme a Deus.
Os judeus...
quiseram salvar Jerusalém entregando o Senhor...
Se tornaram um povo errante, sem terra ou com uma terra que nunca lhes é sua totalmente.
Pilatos...
quis salvar sua estima...
tornou-se O covarde por excelência da história.
Cristo, não quis salvar-Se. Salvou-nos. E está sentado à Mão direita de Deus Padre, todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.


Comentários