DIFERENÇAS


Poderíamos compreender dois tipos de diferenças: o erro e a complementaridade.
Existem diferenças ruins, que são aquelas entre o certo e o errado, nessas há um embate e, devemos torcer (e trabalhar) para a vitória do certo sobre o errado.
Mas existe um segundo gênero de diferenças, que são aquelas que, ambas certas numa justa medida, acabam por complementar-se.
Dentre essas diferenças podemos citar as diferenças mais comuns entre homens e mulheres.
Se essas diferenças não existissem a sociedade seria uma massa igual, feita em série.
Há diferenças entre os homens, nenhum é igual ao outro; mas quando se olha para as mulheres, que também são diferentes entre si, poderíamos grosso modo que entre homens e mulheres há vales e montanhas quase infinitos.
Porém o desmonte de uma montanha preenche o vale, e assim criamos uma planície.
A montanha não é inimiga do vale, é apenas diferente. Mais ainda, é possível que ambos se acomodem um ao outro, desde que o vale se deixe preencher e a montanha se deixe esvaziar.
De modo geral, numa sociedade sadia, os homens vivem e se relacionam mais com os homens, o mesmo acontece com as mulheres. Mas, quando se casam, parece que não conseguem dar um clique de que a pessoa com quem vão passar o resto da vida é completamente diferente de si. Às vezes absurdamente diferente de si.
E o homem se comporta e julga a sua esposa como se ela fosse um colega de futebol, e a mulher se comporta e julga o homem como se ele fosse uma colega do balé.
E isso, muitíssimas vezes, gera conflitos, às vezes grandes na vida do casal.
É o vale que se recusa a ser preenchido e a montanha que se recusa a ser rebaixada.
Por exemplo, geralmente, dois homens são capazes de se xingar e sair no braço por causa do rebaixamento de um time de futebol e dois dias depois saírem juntos para tomar um Chopp. 
E o homem, num momento de raiva, trata mal a sua esposa e não entende porque já fazem cinco meses que ela está de cara amarrada...
A mulher quando fala, muitas vezes deseja apenas falar, partilhar a dificuldade pela qual passa e que imagina que seu marido vai carregar aquela dificuldade com ela, e se frustra quando o marido simplesmente apresenta o que para ele seria a solução do problema, por exemplo: "Estou me sentindo tão desvalorizada no meu trabalho..." - "Pede demissão".
Mas aquele homem e aquela mulher não apenas estão juntos, mas se uniram diante de Deus pelo sagrado sacramento do Matrimônio, daí termos a certeza de que não lhes faltará a graça de Deus não para torná-los iguais um ao outro, mas para encontrar as diferenças que são no fundo um complemento e corrigirem juntos as diferenças que são erros e que os afastariam do céu.
Nesse sentido a coisa mais importante, mais importante até que o amor, é a benevolência.
A benevolência me faz adotar uma postura sempre positiva diante das atitudes do outro, sem julgar, ou melhor, julgar que aquela pessoa me ama, e que por isso, aquela atitude barbaramente inadequada na minha opinião, foi motivada pelo amor que tem por mim, ainda que eu preferiria outra atitude...
Mas ao mesmo tempo, com carinho, calma e suavidade, buscar corrigir os verdadeiros defeitos que os dois têm, despindo-se de todo respeito humano, de toda raiva e amargura, buscando unicamente a eterna salvação do outro.
Por isso, é muito importante guardar munição...
Se o casal vive discutindo as diferenças, especialmente aquelas que poderiam ser uma linda complementaridade, acabam perdendo as forças para se corrigirem mutuamente tendo em vista o Paraíso.
Diante disso, gostaria, também para tentar arrancar um sorriso gostaria de apresentar um breve dicionário: 

FRASE: O quê você disse?
O QUE HOMEM QUER DIZER: Não entendi a última frase.
O QUE A MULHER QUER DIZER: Diga imediatamente outra coisa.

FRASE: Quero ficar sozinho (a).
O QUE HOMEM QUER DIZER: Estou fulo da vida.
O QUE A MULHER QUER DIZER: Se sair, eu te mato.

FRASE: Aham.
O QUE HOMEM QUER DIZER: Concordo.
O QUE A MULHER QUER DIZER: Acho uma idiotice isso, mas posso fazer.

FRASE: O que é isso?
O QUE HOMEM QUER DIZER: Estou interessado nessa coisa? É de comer?
O QUE A MULHER QUER DIZER: Quando você recebeu isso? Por que não disse antes? Quem te deu? Por qual razão? Com que finalidade?

FRASE: Estou cansado (a).
O QUE HOMEM QUER DIZER: Ou vou dormir, ou ver futebol, ou sair com meus amigos.
O QUE A MULHER QUER DIZER: Você poderia me ajudar?

FRASE: Não chega perto de mim.
O QUE HOMEM QUER DIZER: Estou completamente fora de controle.
O QUE A MULHER QUER DIZER: Quero um abraço.

FRASE: Ok
O QUE HOMEM QUER DIZER: Legal!
O QUE A MULHER QUER DIZER: Idiota!

E assim, um lapida o outro para poder oferecer a Deus um lindo diamante.
Ou sofrem a vida inteira.
O que você escolhe?



 
 

Comentários

Postar um comentário