EXORCISMO

 


Claro está que, de modo geral, os fiéis leigos não podem proferir sobre pessoas certamente possessas o Ritual do Exorcismo ou o Exorcismo Solene. Disse de modo geral, porque alguns santos, mesmo sem serem clérigos, pela sua simples presença punham em fuga os demônios que atormentavam certas almas.
Mas, isso não significa que todos os fiéis, mesmo os fiéis leigos, não devam viver em constante combate contra o espírito do mal que age sobre eles e sobre os que lhe são caros.
Os espíritos decaídos, que são milhões, ocupam-se constantemente de nós. Seria ignorante quem julgasse que não. Um único desejo os move: fazer-nos condenar.
Sabe naqueles filminhos americanos aquela cena em que um casal de namorados após brigarem jogam na lareira do quarto a foto do outro? É mais ou menos isso que os demônios querem fazer. Não podem nada contra Deus, então voltam-se contra a imagem de Deus que é cada ser humano, e querem que essas fotos queimem, e para sempre.
Nesse sentido a luta espiritual transcende um plano meramente físico, de esforços pessoais para ter uma vida reta, mas de uma luta renhida contra os demônios e seus aliados (o mundo e nossa carne) para nos mantermos no puríssimo amor de Deus e desprezo de nós mesmos.
Devem os fiéis, portanto, lançarem mão de pequenas orações e ações que têm exatamente esse propósito combativo contra os seres das trevas.
Dentre eles, o primeiro seria o uso constante de um objeto de piedade: um crucifixo, um escapulário... que jamais podem ser uma espécie de bijuteria ou um simples adorno, mas uma arma, à qual recorremos especialmente quando sentimos que as tentações já ultrapassaram aquele limite de uma simples falha da nossa natureza decaída, mas de uma agressão exterior promovida pelo inimigo de gênero humano.
Para isso, de modo particular, termos o Rosário nas mãos e beijá-lo frequentemente. Mesmo quando não temos a intenção de rezá-lo, como à hora de dormir.
Em segundo lugar, o uso de sacramentais como água benta, velas bentas, imagens em geral. Que não podem ser um amuleto ou um bibelô... Às vezes as pessoas se benzem com a água benta antes de sair de casa, mas com o intuito de poderem voltar, isso não é errado, mas há algo mais perigoso que um assalto, ou uma bala perdida, ou um sequestro: o pecado... temos essa consciência?
E por fim, o uso constante do sinal da cruz e de orações retiradas do Ritual dos Exorcismos, do qual retiro três para um uso, queira Deus, constante de vocês: 

A Deus, nosso Senhor

Deus do Céu, Deus da Terra, Deus dos Anjos, Deus dos Arcanjos.Deus dos Patriarcas, Deus dos Profetas, Deus dos Apóstolos.Deus dos Mártires, Deus dos confessores, Deus das Virgens. Deus que tendes o poder de dar a vida depois da morte, o repouso depois do trabalho. Porque não há outro Deus senão vós; e, que não pode haver outro a não ser Vós: Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, cujo Reino não terá fim. Com humildade, suplicamos que a Vossa Gloriosa Majestade se digne livrar-nos poderosamente, e sãos e salvos de todo o poder, laço e mentira e malvadez dos espíritos infernais.

Das emboscadas do demônio,
R. Livrai-nos Senhor.

Dignai-vos conceder à nossa Igreja a segurança e a liberdade para Vos servir.
R. Nós Vos suplicamos, ouvi-nos Senhor.

Dignai-vos humilhar os inimigos da Santa Igreja.
R. Nós Vos suplicamos, escutai-nos Senhor.


À Nossa Senhora: 

Augusta Rainha dos céus, soberana mestra dos Anjos,
Vós que, desde o princípio, recebestes de Deus
o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás,
Nós vo-lo pedimos humildemente,
Enviai vossas legiões celestes para que,
sob vossas ordens, e por vosso poder,
Elas persigam os demônios, combatendo-os por toda a parte,
Reprimindo-lhes a insolência, e lançando-os no abismo.
Quem é como Deus?
Ó Mãe de bondade e ternura,
Vós sereis sempre o nosso Amor e a nossa esperança.
Ó Mãe Divina,
Enviai os Santos Anjos para nos defenderem,
E repeli para longe de nós o cruel inimigo.
Santos Anjos e Arcanjos,
Defendei-nos e guardai-nos. Amém.


A S. Miguel

Gloriosíssimo Príncipe da Milícia Celestial, São Miguel Arcanjo, defendei-nos na luta que temos combatido "contra os principados e potestades, contra os chefes deste mundo tenebroso, contra os espíritos malignos espalhados pelos ares". Vinde em auxílio dos homens que Deus criou incorruptíveis à sua imagem e semelhança, e a tão "grande preço resgatados" da tirania do demônio. Com os exércitos dos anjos bons peleja hoje os combates do Senhor, como outrora lutaste contra Lúcifer, chefe da soberba e contra seus anjos apóstatas. Eles não puderam vencer, e perderam seu lugar no céu. "Foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente e denominado diabo e satanás, o sedutor do universo: foi precipitado na terra e com ele foram lançados seus anjos" (Apoc. 12,8-9)

Eis que o antigo inimigo e homicida tem se erguido com impetuosidade. Transfigurado em "anjo de luz" (II Cor. 11, 14), com a escolta de todos os espíritos malignos, cercou e invadiu a terra inteira, e se instala em todo lugar, com o desígnio de manchar ali o Nome de Deus e de Seu Cristo, de roubar as almas destinadas à coroa da Glória Eterna, de destruí-las e perdê-las para sempre.
O dragão maldito transvasou, como rio imundíssimo, o veneno de sua iniqüidade em homens depravados de mente e corruptos de coração: incutiu-lhes o espírito de mentira, impiedade, blasfêmia, e seu hálito mortífero de luxúria, de todos os vícios e iniquidades.

Os mais maliciosos inimigos tem enchido de amargura a Igreja, esposa do Cordeiro Imaculado, tem-lhe dado a beber absinto, tem posto suas mãos ímpias sobre tudo o que para Ela é mais sagrado. Onde foram estabelecidas a Sé do Beatíssimo Pedro e a Cátedra da Verdade como Luz para as Nações, eles tem erguido o Trono da Abominação e da Impiedade, de sorte que, ferido o Pastor, possa dispersar-se o rebanho.
Ó invencível Príncipe, ajuda o povo de Deus contra a perversidade dos espíritos que lhes atacam e dai-lhes a vitória. Amém.

A Igreja te venera como seu guardião e patrono, se gloria que és seu defensor contra os poderes nocivos terrenos e infernais; Deus te confiou as almas dos redimidos para colocá-los no estado de suprema felicidade. Roga ao Deus da Paz que esmague Satanás sob os nossos pés, para que já não possa reter cativos os homens e prejudicar a Tua Igreja. Oferece nossas orações ao Altíssimo, para que o quanto antes desçam sobre nós as misericórdias do Senhor (Salmo 78,8), e sujeita o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e satanás, para o precipitar encadeado nos abismos, de modo que não possa nunca mais, seduzir as nações. Segue…

Depois disto, confiados em tua proteção e patrocínio, com a sagrada autoridade da Santa Mãe Igreja, nos dispomos a rechaçar a peste das fraudes diabólicas, confiados e seguros em nome de Jesus Cristo, Nosso Deus e Senhor.

Essas orações, bem como o uso de sacramentais, podem e devem ser utilizados especialmente por todos os fiéis, mesmo sobre os fiéis que lhe foram confiados, e mesmo sem o conhecimento deles. Rezar enquanto dormem, por medalhas em suas camas ou passar objetos de piedade pela água que as pessoas vão beber. Colocar água ou sal bentos nos alimentos etc.

Lembremos sempre que não é apenas natural a nossa luta.


Comentários