RIR



Algumas vezes na solenidade da Imaculada Conceição que hoje celebramos a Igreja faz eco ao Salmo 29: "Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes e não deixastes rir de mim meus inimigos".

A Igreja põe esse salmo na boca da recém-concebida Virgem Maria, é como que a primeira frase de Nossa Senhora, a quem o Senhor ajudou antes da aurora. Maria Santíssima exalta o Senhor que A livra. Livra-A do pecado original, impede que a privação comum a todos os filhos de Adão A ferisse, A marcasse com alguma mancha.

O demônio que manchou a Eva não pode tocar em Maria. De todos os seres humanos satanás pode se rir. Menos de um, de uma: Ela.

O demônio não só não pode rir de Maria, porque nunca A teve sob seu poder, como encontra n'Ela o início de sua derrota. Ela sequer tinha pé, recém-concebida no ventre de Santa Ana, e já esmagava a cabeça da antiga serpente.

Ao mesmo tempo, o sorriso que falta aos inimigos de Maria, resplandece em Deus. Maria Santíssima é o sorriso de Deus. De todas as criaturas humanas Ela é a "única que deu certo", a única que em momento algum esteve fora de Deus, de Sua graça, de Seu amor.

Maria é o sorriso de Deus, por isso é nosso sorriso. Como podemos ouvir seu nome e não sermos tomados de uma profunda alegria espiritual. Como não pensarmos n'Ela e encontrar o consolo, a paz, a alegria? 

No Memorare, oração composta por S. Bernardo, há talvez uma das frases mais audaciosas das orações da Santa Igreja: NUNCA SE OUVIU DIZER... Que grande é essa afirmação! Nunca se ouviu dizer! Talvez nesse instante você pense em algo que pediu e que não foi atendido. Mas S. Bernardo diz que NUNCA SE OUVIU DIZER que quem invocasse Maria fosse por Ela DESAMPARADO. Não necessariamente foi atendido, mas nunca foi desamparado!

E é esse amparo que nos leva a sorrir. Ultimamente tenho visto muitos nenéns. E uma cena que me encanta é quando eles, como descreveria..., fazendo quase que um ângulo de 45o entre o pescoço e a coluna, olham para a mãe que os seguram elevados, meio que em pé no seu colo, virados para a frente.
É um olhar que sempre termina naquele sorrisinho sem dente que nem por isso deixa de ser uma obra-prima de Deus.

Assim me sinto às vezes. Maria me segura. Sem Ela não estaria de pé. Segura-me sobre seus joelhos, seus joelhos firmes de Mãe Adoradora. Segura-me de frente, gentilmente sugerindo que eu dê um passo à frente... mas sinceramente, prefiro vergar meu pescoço e olhar minha Mãe de ponta à cabeça... não importa... é minha Mãe, é linda por todos os ângulos!

Nem sempre me ouviu. Mas nunca se ouviu dizer que alguém ficasse desamparado. Nem eu.

Comentários