RENOVAÇÃO

 

Nada cansa mais do que pecar. Não exatamente pecar, mas todo o ciclo que o pecado desenvolve em nós, começando pelo próprio pecado que às vezes gera já um certo esforço, envolvendo o reconhecimento de que pecamos, a necessidade de recomeçar e busca da confissão que, particularmente nesses tempos, tem se tornado bem difícil.

Diante desse ciclo de cansaço que gera uma sociedade cansada - é ou não o que vemos? - a leitura de Isaías que fala de um Deus que não se cansa e de que aqueles que esperam n'Ele também não se cansam parece uma linda e romântica utopia. Como pode uma dona de casa, um trabalhador viverem sem se cansar. Afinal, o cansaço é um pecado?

Não. O cansaço não é um pecado. O pecado pode ser onde descansamos.

Por isso, no Santo Evangelho, Nosso Senhor se apresenta a nós como o "repouso". Pensamos em Deus muitas vezes como força, refúgio, proteção, rocha, luz, fogo... mas nem sempre pensamos em Deus como - Nosso Senhor mesmo usa essa imagem - a galinha que tenta reunir os pintinhos debaixo de suas asas, um Deus do aconchego, da calmaria, do descanso.

Vinde a mim! Como despertam devoções aquelas imagens do Sagrado Coração de Jesus de braços abertos! Parece dizer: "Venha! Você se cansou, venha! Se você se cansou com o pecado, venha. Se você cansou fugindo do pecado, venha. Se você se cansou buscando a virtude, venha! Aqui, nesse coração aberto por você eu curo, renovo, vitalizo.

Se teu corpo está cansado, veja se descansa. Se não for possível, deixe que seja eu a operar em você. Descansa em mim."

Para não parecermos muito românticos e sermos bem práticos, todo esse discurso o Senhor nos faz na confissão. Cada Confissão é esse "vinde a mim" do Senhor, é aquele processo que dizem que as águias fazem de arrancarem tudo de velho: unhas, penas, bico... para saírem maduramente jovens, Em cada confissão o Senhor deseja despir nossas almas das plumas sem graça do pecado, das garras da avareza, do bico fuxicador da gula... e torna-nos novos.

Nesse tempo de advento, uma boa confissão geral fará um grande bem e dará um bom descanso às nossas almas.


Comentários