MANDAMENTOS

 

O Apóstolo Amado, S. João Evangelista, na carta que ouvimos na primeira leitura da Missa de hoje proclama com clareza que aquele que não guarda os Mandamentos não conhece Jesus Cristo. 

Os Mandamentos.

Diante de um relativismo e de um liberalismo cada vez mais presente nas consciências a própria palavra "mandamento" já parece uma ofensa. E a simples consideração de que existem Mandamentos e que devem ser observados, ou seja, obedecidos pode parecer uma espécie de fixação doentia.

Se há algo que se pode atribuir a Deus é a simplicidade. Deus é simples, e a sua simplicidade manifesta-se especialmente em nos dar mandamentos - de modo que não precisamos adivinhar sua vontade - e nos próprios mandamentos que nos deu: três diretamente ligados a Ele e os outros todos relacionados a nós. E em cada mandamento a "preocupação" de Deus é com a nossa alegria, com a nossa liberdade, com a nossa paz.

Quando um Mandamento nos custa muito, e sempre há um ou outro que custa um pouco mais, isso se deve ao desequilíbrio que o pecado original causou em nós. E basta colaborarmos com a graça de Deus de um modo mais intenso para que Ele mesmo nos ajude a cumprir o que nos manda.

Falar de Mandamentos e, consequentemente, de pecados não é uma obsessão. É um ato de caridade. Os danos que os pecados causam às nossas almas, e às vezes aos nossos corpos e mesmo à sociedade são imensos. Mesmo aqueles pecados mais secretos.

Por isso, a Igreja como obra de misericórdia sempre considerou ensinar quem não sabe e castigar aquele que sabendo, erra.

Mas a Igreja ensina através de homens e mulheres que não são perfeitos e que também pecam, também lutam para serem perfeitos e também caem. E às vezes devem por obrigação de amor, corrigir nos outros os pecados que também eles ainda cometem. Isso não é hipocrisia. Não esperamos ser perfeitos para poder corrigir os nossos irmãos. Não lhes falamos de um pedestal, mas com o mesmo pé na terra, na lama do pecado. Um servindo de apoio ao outro.

Que redescubramos a bela expressão de que um irmão ajudado pelo outro é como uma cidade fortificada. E assim, fracos sozinhos, somos fortes juntos. Porque o Senhor é a nossa força.

Comentários